Um Visto De Entrada Para O Mundo Espiritual

Dr. Michael LaitmanPergunta: Eu tenho um sentimento desagradável de que mesmo em cem anos não entenderei os textos do Zohar. O que eu devo fazer?

Resposta: Assim como o homem queria “adquirir” todo este mundo no passado, agora ele quer adquirir toda a espiritualidade. Este desejo por si só é bom, mas quando tal pensamento ocorrer, a pessoa deve entender que há um paradoxo aqui: eu alcanço a espiritualidade quando eu desisto de tudo.

Como eu posso, com meu grande desejo, querer tanto a espiritualidade e, ao mesmo tempo, desistir de tudo? Isso é impossível, a menos que eu receba a segunda força do ambiente, a força oposta ao meu desejo de alcançar a espiritualidade, sem qualquer conexão com os outros: “O que me importa eles? Quem são eles? Será que eles existem? Eu só tenho que lidar com o Criador! No que depender de mim, todos vocês podem desaparecer”. … Assim que o homem se parece, e todo aquele que é maior do que seu amigo tem maior egoísmo.

No entanto, apesar de tudo isso, eu ainda alcanço a devoção total, pela qual me rendo a todos e só quero doar, a tal ponto que não receberei nada, e nem sequer saberei que doo. Isso ocorre porque o simples pensamento de doação já é uma recompensa. O ambiente deve me deixar fazê-lo.

Por um lado, há a força cruel e incontrolável dentro de mim: o desejo de desfrutar, na medida do possível. Eu estou simplesmente ardendo com o desejo de atingir a espiritualidade. Por outro lado, através do grupo, a Luz deve me influenciar com os atributos opostos. Isso é chamado de “Aviut (aspereza) do desejo debaixo e a tela de Cima”. Então, eu terei o vaso (Kli) para a revelação espiritual.

Da 2ª parte da  Lição Diária de Cabalá 27/ 09/11, O Zohar