Princípios E Conselhos Da Lição Diária – 21.09.2011

Dr. Michael LaitmanO desejo é o que foi criado como existência a partir da ausência, como oposto ao Criador. Ansiar é o que o vaso deve desenvolver por conta própria. Esse anseio é a criatura.

À medida que a pessoa constrói o ambiente, ela se abre à sua influência. Quanto mais ela investe no ambiente, mais este se torna valioso para ela e, portanto, ela se abre à sua influência em troca. Com a ajuda dele, a pessoa constrói meios para avançar em direção à meta da criação contra o seu desejo e, assim, completa seu esforço.

Ninguém pode avançar com seu próprio combustível; eu não posso despertar se não for por causa daqueles que me cercam; portanto, eu preciso influenciá-los para que eles me despertem. No final, a pessoa está tão ligada aos outros que ela os desperta e eles a despertam, cada um recebe seu prêmio e ninguém carece de nada. E esta é a conclusão perfeita do esforço.

Se a pessoa aspira a “Israel, a Luz, e o Criador são um”, nesse esforço ela realmente descobre sua resistência pela correção. E se ao enfrentar isso, a pessoa descobre uma espécie de disposição para o avanço em “ziguezague”, isso é chamado de construção do ambiente que irá influenciar o seu avanço em direção à meta. Nele, ela revela um anseio adicional por sobre o desejo que o Criador criou nela.

Todos os nossos avanços equivalem a uma maior conexão, a ligação com todos. Este é o estado no qual a espiritualidade pode ser alcançada, e nós precisamos nos unir com força para que ela brilhe dentro da pressão entre nós. Essa pressão é construída como resultado de todos nós trabalhando contra nossos egos e querendo nos unir contra ele. Então, essas duas forças opostas criam uma centelha, a Luz, o fogo.

Em todo nosso avanço egoísta até agora, nós nos relacionamos com o ambiente somente sob uma condição: dar o mínimo possível e receber o máximo possível do ambiente, com o menor esforço possível. Mas, no sistema integral que se revela hoje no mundo, é preciso despertar o mundo inteiro para a integridade, a conexão, e fazer isso, assegurar a satisfação para todos.

Preparação para a lição

O Criador é revelado em todos que aspiram à espiritualidade: a assembléia de Israel.

Tudo o que é descrito no Zohar refere-se aos tipos de conexão entre nós. Uma variedade de fenômenos estão sendo revelados na rede de conexão que está se manifestando entre nós, e é sobre isso que O Zohar fala.

Se nós tentamos nos conectar durante o estudo do Zohar, O Zohar nos ajuda e traz até nós, de forma correta, a força para fazer isso.