É A Economia Ou Algo Mais?

Dr. Michael LaitmanO que os economistas, políticos, sociólogos e cientistas políticos chamam hoje de “crise”, na verdade não é. A verdadeira crise chega quando a pessoa deve encontrar uma resposta, ou ela morrerá. Os Cabalistas escreveram que esta condição ocorrerá, e então teremos que revelar o método da união e da garantia mútua, e levá-lo ao mundo. Este é o destino do povo de Israel.

É por isso que o mundo inteiro culpa os judeus por seus problemas. Primeiro nós precisaremos explicar ao povo judeu que devemos alcançar a garantia mútua; que sem ela não resolveremos nenhum problema. Nós não podemos existir em nenhuma forma racional; isso só é possível acima da natureza, em garantia mútua. É em direção a isso que a situação atual nos empurra, e as pessoas começam a perceber isso.

A onda de protestos, que ainda não acabou, é a reação interna das pessoas à necessidade de fazer algo com elas mesmas. As pessoas exigem justiça social, habitação, salários mais altos, todos os tipos de benefícios, mas na realidade, não é assim. Não é por acaso que o chefe da comissão de mudança social escreve que essas exigências contêm o desejo de compensação interna, mas não dinheiro. A pessoa carece de algo interno, e ela não costuma se queixar de problemas materiais. No final, como o chefe da comissão concluiu, as pessoas carecem de amor e união.

Isso é verdade. Ao observar as leis da natureza, veremos que é isso que nos é exigido. A crise atual é global e integral. Em outras palavras, nós descobrimos que estamos conectados uns com os outros, dependemos uns dos outros, e estão ligados por inúmeros laços tecnológicos, comerciais, virtuais, etc., tão fortes que é impossível quebrá-los. Nossa interdependência tornou-se realmente total.

Nós estamos fundidos uns com os outros, nos odiamos, e nos sentimos inseguros e indefesos na multidão de sete bilhões de pessoas, que exigem umas das outras, reivindicam, e mostram crueldade. Não há fim para isso. A cada momento, a Natureza nos “comprime” mais e mais, e não sabemos para onde fugir, como um casal que começou a se odiar, mas enquanto isso não consegue o divórcio e discute dentro de quatro paredes.

É assim que nós sentimos a realidade hoje. Os Cabalistas escreveram que este é um estado maravilhoso, que a necessidade de encontrar alguma solução para o problema se manifestará, finalmente, na nação e no mundo. Primeiro, será a solução econômica, da qual a nossa vida material depende. A natureza começa com o básico e nos empurra para a união. Como resultado, nós teremos que nos unir apenas para salvar a nós mesmos, como nos tempos antigos os filhos de Israel tiveram que fugir da fome para o Egito. Literalmente, o mesmo processo ocorre nos dias de hoje.

Da Lição 1 da Convenção de Achziv 01/09/11