Cabalistas Sobre a Percepção da Realidade, Parte 17

Caros amigos, por favor, façam perguntas sobre estas passagens dos grandes cabalistas. Os comentários entre parênteses são meus.

Pensamento. Movimento. Tempo.

Um pensamento é um resultado do desejo. Uma pessoa pensa o que ela quer, e não pensa no que ela não quer. Por exemplo, uma pessoa nunca pensa em seu dia de morrer. Pelo contrário, ela sempre contempla a sua eternidade pois é isso que ela quer. No entanto, existe um papel especial para o pensamento que intensifica o desejo. Se uma pessoa tem um pequeno desejo que não tem força para se expandir e atingir o desejado, mas pensa e contempla sobre um assunto, ela pode fazer o desejo crescer, expandir e começar a exigir a sua realização.

Acontece que o pensamento serve o desejo , e o desejo é o “eu” da pessoa. Um grande desejo domina pequenos desejos. E se uma pessoa quer aumentar algum desejo de pequeno porte, o conselho é o de reforçar seu pensamento persistente do desejo já que o desejo cresce na medida em que se pensa nele.

E assim, deve-se estudar a Cabala constantemente para o esforço persistente do pensamento aumente um desejo espiritual até que se torna o governante real.

– Baal HaSulam, Shamati (Eu Escutei),o artigo n º 153, “O pensamento é um “Ínicio do Desejo”

[52728]

Material relacionado:
Cabalistas Sobre A Percepção Da Realidade, Parte 15
Cabalistas Sobre A Percepção Da Realidade, Parte 14