Perguntas Sobre A Inclinação ao Mal

Dr. Michael LaitmanPergunta: A minha pergunta é que existem pessoas que eu conheço que são religiosas, e elas se queixam de suas vidas. Elas oram para que as coisas mudem, e quando isso não muda, elas culpam os outros ao seu redor.

Tudo isso está vindo do egoísmo delas. Eu tentei explicar isso a elas, sem mencionar a Cabalá, mas elas não entendem. É frustrante para mim vê-las cometer os mesmos erros sucessivamente. Mas parece que mesmo que eu tente ajudar, isso só penetra um pouco e depois elas voltam às mesmas queixas antigas sobre suas vidas e problemas.

Como eu posso realmente ajudá-las? Eu costumava ficar na defensiva, porque elas me culpariam por seus problemas e começariam a brigar comigo. Como você aborda as pessoas egoístas sem entrar em argumentos ou fazendo-as pensar que você as está julgando?

Resposta: Somente o desenvolvimento e uma forte opinião pública vão gradualmente mudá-los. Eles serão os últimos a chegar à correção. Por enquanto, deixe-os assim. A correcção deve começar com a parte mais leve do egoísmo.

Pergunta: O nosso trabalho é revelar a inclinação ao mal. Entretanto, o que acontece se o revelarmos, mas não conseguirmos nos livrar dele? Como podemos corrigir a inclinação ao mal roubando ou trapaceando?

Resposta: Na medida em que você encontra o mal dentro de si mesmo, você tem o poder de corrigi-lo!