Eu Prefiro Pular Na Água

Pergunta: Qual é a  conexão entre depressão e nossa natureza?

Resposta: A depressão é a sensação do vazio no desejo. Há desejos, mas não há satisfação. É a mais vívida manifestação de nossa natureza. Afinal, o Criador criou o desejo, e esse desejo anela ser satisfeito. Essa é a nossa essência.
O desejo coletivo onde todos nós vivemos ou cada desejo individual, pequeno desejo é abrangido pela exigência de satisfação. Quando o desejo tem falta de satisfação interna, a questão é onde está a satisfação. Se ela está em algum lugar perto e o desejo sente que está próxima, mas não dentro, então a depressão acontece.

Se esta satisfação nunca existiu no primeiro lugar, não haverá depressão. Quem sabe que tipo de vazio eu sinto? Como é que um camponês africano sabe que lhe falta um laptop ou uma máquina de lavar? Mas, se a futura satisfação, que pode não estar em você ainda, aparece na sua frente, sua sensação, ela levanta a depressão.

Assim, a depressão caracteriza não a pessoa primitiva, mas invés alguém avançado. E quanto mais nos movemos adiante, mais haverá depressão uma vez que os desejos amadurecem e também assim traz a consciência da falta de sua satisfação.
É evidente como nos últimos quarenta anos a depressão foi mais amplamente disseminada na humanidade. Hoje é um dos principais problemas. E mais, ela também se tornou uma doença. Ela continuará a crescer, e não haverá jeito de fazê-la parar.

No futuro próximo, será preciso legalizar e vender drogas para qualquer um que as queiram. Basicamente, nós ficaremos felizes de tomar qualquer coisa para não sentir essa depressão. Mas, nós não seremos capazes de superá-la de jeito algum. Ela chegará ao ponto onde as pessoas verão a “droga” frente a elas, mas não serão capazes de usá-la. Por quê? Porque elas irão sentir que essa não é a resposta para sua pergunta, não será o “conserto” para seu vazio interno.

Desta forma, a batalha com a depressão é a maior batalha do homem com seu vazio que é precisamente o que o empurra adiante. Assim, pelo número daqueles que estão deprimidos, nós podemos julgar quão próxima a humanidade está de se tornar consciente do seu mal.
Nada irá ajudar a pessoa exceto o decisivo, firme, e dinâmico engajamento na sociedade correta. Somente lá ela será capaz de suprimir sua depressão, e de modo muito concentrado nisso: se desligando dos seus sentimentos, e se empurrando para o ambiente como se se lançasse na água. Não há outro remédio exceto a influência do ambiente. E como resultado, a satisfação virá imediatamente eliminar sua depressão.

[34202]
Da 2a Aula na Convenção de Berlin, 28/1/11

Material Relacionado:
O Prazer Espiritual
Permissão Para Revelar a Cabala
Não Procure O Exagero