Quando Me Sinto Mal

Dr. Michael LaitmanPergunta: Será que eu tenho que buscar o sofrimento no caminho espiritual, ou, pelo contrário, evitá-lo?

Resposta: Você nunca deve pensar no sofrimento. Se a pessoa sente o sofrimento, ela deve saber que conforme sente as sensações ruins, ela está sendo controlada pela impureza (Klipa).

Isso porque o sofrimento não vem do Criador. Ele é bom e faz o bem. Tudo o que eu sinto vem Dele, embora me pareça que estou sendo influenciado de diferentes direções. Assim, se as minhas sensações são opostas à bondade, se forem desagradáveis e ruins, isso significa que eu sou governado pela Klipa, o desejo egoísta, na mesma medida. Ela neutraliza a boa influência do Criador, transformando-a de Luz em escuridão. É por isso que eu me sinto mal.

Assim, a sensação ruim é para me mostrar o quanto estou imerso no mal. Isso tem que me empurrar para transformar a minha sensação em bondade. E se eu estou no ambiente certo, eu posso conseguir isso de imediato. O apoio do grupo, me pede para mudar imediatamente a sensação ruim para uma boa.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 24/01/11, Escritos do Rabash