Desejando A Luz

Pergunta: O único trabalho da pessoa durante a leitura do Livro do Zohar é atrair a Luz que Reforma. Por que, então, O Zohar descreve a estrutura e mecanismos dos mundos espirituais em tão grandes detalhes?

Resposta: Nós não podemos nos conectar a algo sobre o qual não temos nenhuma ideia. Tem que haver alguma conexão. Isso é primeiro. Segundo, quando lemos, mesmo sem muito entendimento, e nos parece que alguma parte é descrita mais claramente enquanto que outras menos, nós ainda somos penetrados com as intenções e discernimentos.
Apesar de tudo, há uma diferença se lemos o texto que entendemos parcialmente ou estudamos um texto totalmente não familiar, possivelmente em uma língua estrangeira (embora isso também seja útil uma vez que você ainda absorve a força espiritual oculta nela). Em qualquer caso, é desejável ler e tentar entender o quanto você possa, não mentalmente, mas estando perto dele emocionalmente. Eu tento senti-lo como eu sinto e imaginar como ele pode ser sentido num grau espiritual de fato.

A diferença entre esses dois conceitos me ajuda aspirar a avançar. Esse avanço pode ser ilusório, confuso, e intrincado, o que não importa. A chave é nosso esforço.

É assim que um bebê evolui. Ele se esforça, e a natureza não espera que ele ou ela faça mais do que fazer o esforço. Como resultado, a criança ganha inteligência. Em outras palavras, durante a preparação, no tempo de escuridão, nossos Kelim (recipientes) não requerem que sejamos completamente adequados àquela dose de Luz, que a forma dele que precisa se desenvolver.

Os Reshimot (genes informativos)  que se desenvolvem em nós não nos dão um claro,  preciso entendimento do estado espiritual, e, portanto, nós não temos que formá-lo corretamente. Além disso, nós nunca seremos capazes de fazer assim uma vez que sempre vivemos na escuridão com relação ao grau superior. O AHP (Awzen, Hotem, Peh) do superior é sempre escuro, sempre mais e elevado, e sempre dá mais do que nós damos.
Desta forma, tudo que precisamos é nos esforçar, e em retorno, nós recebemos a força desde o Alto que nos corrige; a Luz que Reforma. Isso acontece exatamente nos mesmos estágios e na mesma ordem do que no nosso mundo. Não há diferença nisso.

Como crianças crescem no nosso mundo, assim nós crescemos na espiritualidade. O mundo no qual nossas crianças se desenvolvem é confuso para elas também, mas elas agem nele instintivamente. Quanto a nós, nós amadurecemos fazendo um esforço.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabala, 26/1/2011, “Introdução ao Livro do Zohar, Artigo “O que é isso””