Crescer A Partir Dos Opostos

Dr. Michael LaitmanNós estamos numa parte da natureza, a parte receptora, e temos de chegar à outra parte – a parte doadora. Hoje, esta parte é completamente confusa para nós e isso é porque a transição de um degrau para o outro é sempre confusa. Na dialéctica isto é chamado de “lei do duplo negativo”.

O próximo degrau é uma mente diferente, sentimentos diferentes, uma visão diferente. De facto, tudo é diferente, tendo completado novos parâmetros. Estamos a falar de algo ligeiramente maior que aquilo que temos agora, mas um degrau qualitativamente novo. Em geral, no caminho espiritual cada nível é completamente diferente dos anteriores, estando totalmente separado deles e tendo dez Sefirot novas.

A ordem de ascensão é a seguinte: imergimo-nos no desejo egoísta, digamos um centímetro de profundidade, e avaliamo-lo como o mal da nossa existência, desejando corrigí-lo para o bem. Depois ascendemos um centímetro acima dele, isto é, começamos a usá-lo inversamente, na direcção da doação, vendo um mundo completamente novo.

Depois descemos uma vez mais, mas desta vez na profundidade de dois centímetros. No início tudo está bem: usamos o mundo, isto é, o estado, para nós mesmos. Mas então descobrimos gradualmente uma imagem horrível e uma vez mais começamos a transformar o mal em doação. Uma vez que nos livramos do mal, ascendemos dois centímetros, e uma vez mais vemos o mundo da doação, que é completamente diferente dos níveis anteriores.

Quanto maior a imersão, maior a ascensão. Níveis adjacentes são divididos uns dos outros pelo descenso e todo o seu conteúdo é absolutamente diferente. Nós revelamos continuamente um mundo novo, sem saber como agir de um estado para o outro. Os estados são completamente diferentes, mesmo se nos pareça que “já estivemos lá”.

Como, então, podemos fazer a escolha? Como posso eu escolher uma direcção e o próximo estado?

Isto requer uma acção simples: como resultado de todos os estados possíveis, escolho os mais complexos, aqueles que são mais difíceis para mim agora, aqueles que a minha natureza mais repugna. É assim como actuo em relação aos meus amigos contra a minha natureza, e é assim como ascendo ao próximo estado.

Eu devo escolher continuamente o estado espiritual que é mais oposto ao meu estado atual. Desta forma, a recepção e a doação crescem uma a partir da outra. Esta é a lei do duplo negativo. Esta lei é a base da vida vegetal, do crescimento das células vivas, do caminho dos nossos pensamentos, e por aí fora. Tudo se desenvolve ao ter opostos crescimendo um a partir do outro.

Da Lição em 17/1/11, Shamati