Correndo De Um Tapa De Leve

Pergunta: Por que as mudanças para melhor não podem acontecer sem sofrimento?

Resposta: Sofrimento é qualquer sensação que me leva do estado atual para o  próximo. Suponha que agora mesmo eu esteja num estado absolutamente confortável. Se minha matéria e essência são o desejo de ter prazer e todos os meus desejos estão satisfeitos, então eu não tenho qualquer oportunidade de me mover adiante. Somente a sensação de falta me move em direção à origem da satisfação. Quando eu quero beber, eu me aproximo de uma garrafa. Quando eu quero dormir, eu me aproximo da cama, e etc.. Se eu não tiver quaisquer desejos, significa que não há movimento ou desenvolvimento.

Assim, que tipo de sofrimento eu deveria sentir para avançar? Para uma pessoa inteligente ou energética um sofrimento bem pequeno é suficiente para ela se mover adiante para resolver o problema. As pessoas preguiçosas continuarão a sofrer, mas ainda será difícil para elas se moverem de onde estão. Tolos sentem dor, mas não entendem de onde ela vem e por que. Eles se sentam e choram, mas não podem se mover de onde estão.
O sofrimento também vem em formas diferentes. Por exemplo: uma posição desconfortável me faz sentar de forma diferente, o que também é um tipo de sofrimento. “Sofrimento” é a ausência total e absoluta de conforto. Se o sofrimento – isto é, um adicional desejo vazio – não for despertado numa pessoa, então ela não se moverá nem se desenvolverá.

A Força Superior nos criou absolutamente em oposição a ela assim nós iremos gradualmente desejar a ser iguais a ela. Isso é impossível até que sintamos que somos opostos a essa força de alguma forma. Nós estamos sempre nos movendo somente em relação ao Criador, somente em relação a essa força. Não importa o que façamos ou sintamos na vida, no final nós somente sentimos nossa atitude para com Ele ou nossa oposição a Ele.
Se somente compreendermos isso e permanecermos constantemente sensíveis a isso, então nós iremos avançar através de pequenos passos sem qualquer interrupção, sempre permanecendo inspirados e experimentando uma aventura prazerosa.  Nós precisamos somente entender que tudo dentro de mim é despertado pelo Criador. A cada segundo, constantemente, não importa o que eu sinta, eu preciso conectar tudo a Ele. Isso irá me mover em direção a Ele sem cessar e nada mais será necessário!

No final, toda minha vida será o correto movimento para a eterna, perfeita meta, para a união que realmente existe. Deixe-nos ser estúpidos e preguiçosos, afinal, fomos deliberadamente criados desse jeito. Cada um de nós “cozinha” dentro dos seus próprios problemas, deliberadamente criados pelo Criador para que nós os resolvamos juntos.
Se nós criamos o ambiente correto ou sociedade ao nosso redor que irá nos manter juntos, então a cada segundo nos sentiremos confortáveis em doses bem pequenas, suficiente para que avancemos.

Da aula em Moscow, 16/1/11, Escritos do Rabash