A Oculta Lei Da Luz

Pergunta: Como pode a Luz Superior me reformar se está em repouso absoluto?

Resposta: Ao falar sobre a Luz que entra e sai, eu me refiro às mudanças dentro de mim. A Luz é o fenômeno dentro do kli (desejo). Não há Luz sem um kli. Alguns desses fenômenos eu chamo de “a Luz” e atribuo várias mudanças a eles.

Tudo está dentro. A algumas experiências internas eu atribuo uma causa de fora, externa, enquanto que a outras eu atribuo a minhas causas internas, eu mesmo. Depois de experimentar mudanças internas, eu as relaciono tanto a ações pessoais como à Luz que parece tê-las produzido sem minha consciência. Essas são nossas definições.

Uma criança diz: “Ele mesmo se quebrou”, como se não fosse ela quem o tivesse quebrado. Assim fazemos nós, devido à falta de consciência espiritual e de revelação, tomamos a responsabilidade por algum evento sobre nós mesmos e por outro lado o atribuímos a algum fator oculto.

Pergunta: É ao fator oculto que chamamos “uma força milagrosa” (Segula)?

Resposta: Segula significa que eu executo ações, mas não posso ver diretamente a conexão entre elas e suas conseqüências. Por exemplo: a mim foi dito: “se você golpear a parede dez vezes, a água começará a correr da torneira no quintal”. Eu não vejo nenhuma lógica aqui; mas enquanto isso, existe um mecanismo oculto na parede, que responde aos meus golpes e liga a água.

Isso é muito simples, mas não estou consciente desse mecanismo.  Assim me foi dito: “Isso é Segula. Se você fizer isso, você obterá aquilo”. Então, eu conecto um com o outro embora eu não entenda a causa e o efeito lógicos interligando os eventos. Dessa forma, Segula é a lei, mas ela está oculta de mim por agora. Não há nada de supernatural aqui: eu só não sei como isso trabalha.

Eu entro no grupo e ouço: “Pule muitas vezes, abrace os amigos tantas vezes, cante todas essas canções, participe de muitas convenções, e você verá o efeito”. Eu não tenho ideia de como tudo isso está conectado, mas os Cabalistas nos deram recomendações de como fazer o trabalho. Como eles trabalham, nós veremos mais tarde; por agora, no nosso nível, isso é chamado “Segula”, uma lei oculta.

[30922]
Da 1ª parte da Lição Diária de Cabala, 27/12/10, “O que é um pequeno ou grande pecado no trabalho”

2 Comentários

  1. Boa noite
    Desde que conheci a palavra Segula venho a usando com frequência sinto que algo está mudando em mim queria compreender melhor e conhecer os estudos da Luz Superior gostaria muito da ajuda de vcs
    grato aguardo retorno

  2. Bom dia
    Hoje ,pela primeira vez ,conheci a palavra SEGULA (através de um e-mail recebido de um amigo).
    Ao ler sobre essa ” força milagrosa ” ,só pensava no nosso livre habítrio e consequentimente na LEI DA AÇÃO E REAÇÃO. Imutável ,ela nos rege e guia, mesmo qdo nossa clareza encontra-se turva ou cega. Na conciência clara e branda,ela é facilitadora de uma comunhão plena com nosso intimo e com nosso semelhante. O seu exercício nos leva a responsabilidade efetiva dos nossos atos.
    O sentido é esse? Aguardo retorno, grata

Comente