A Chave Para Estar Próximo Do Criador

Pergunta: Como devemos entender o comentário do Sulam, ou qualquer outro comentário de um livro cabalístico?

Resposta: Quando a Luz escondida (Ohr Makif) influencia uma pessoa que aspira a doação, a pessoa começa a sentir as qualidades interiores de recepção e doação em suas diversas manifestações e conexões. Isso é semelhante ao nosso mundo, que nós sentimos em muitos detalhes e suas interações. No entanto, na realização espiritual, quando uma pessoa descobre um mundo inteiro dentro de qualidades, revela também o conhecimento de seus nomes.

Então, quando ela lê livros sagrados, eles começam a contar-lhe sobre o que eles revelam no seu interior, e livros escritos na língua da Cabala lhe falam sobre as qualidades que ela descobre, semelhante à forma como as ciências do mundo nos dizem sobre as qualidades das coisas que vemos. É por isso que a Cabala é a ciência do Mundo Superior, apenas na medida em que uma pessoa descobre que pode compreender a sua alma,  seus estados e desenvolve-los.

A leitura do Livro do Zohar sem o comentário do Sulam pode revelar o Mundo Superior a uma pessoa da mesma forma como nosso mundo é revelado para um idiota: ela o vê, mas não entende. No entanto, a aprendizagem do comentário do Sulam permite que um cabalista conheça e controle seu estado e sua capacidade de se aproximar do Criador, da mesma forma como um conhecedor do nosso mundo tem a capacidade de usar o mundo para seu benefício.

O mesmo é verdadeiro para todos os comentários dos livros sagrados escritos antes HaShlah HaKadosh (século 17). Depois disso muitos autores nem sequer atingiram o mundo superior. Da mesma forma, não devemos confundir o comentário do Sulam para O Livro do Zohar com outros, especialmente depois dos comentários do Livro do Zohar.

A fim de ajudar os iniciantes a se aproximar do Livro do Zohar, criamos uma versão simplificada Comentário do Sulam chamado “Zohar para a Nação” (Zohar L’Am). Nele foram removidas algumas das descrições de imagens do Mundo Superior em aramaico, tornando-se limitada na sua comparação entre a imagem do Mundo Superior que um cabalista revela, com a explicação desse quadro da ciência da Cabala. No entanto a prática mostra que justamente essa forma do Zohar é melhor para iniciantes. E conforme as pessoas revelam o nível da imagem do Mundo Superior, elas irão para o original do Comentário do Sulam.