O Caminho Estreito Que Nos Conduz ao Final da Correção

O texto original do Zohar não é dividido em parágrafos, capítulos, ou itens. Ele é um texto liso e fluido. E mais, a Torah foi escrita sem nenhum espaço do princípio ao fim.

Assim, de onde veio a divisão do texto? Ela foi causada pelo fato de sermos tão pequenos e incapazes de aceitar tudo e incorporar dentro de nós. Então, quanto mais avançamos e as gerações se desenvolvem desde o tempo da composição da Torah e do Zohar, mais precisamos dividir o texto em partes, parágrafos e capítulos com títulos. Afinal, é muito difícil para nós compreender linha após linha de letras, olhar para elas e nos tornar semelhantes a elas em nossa intenção. Mas, isso é, de fato, o trabalho de correção de nossos desejos, e sua ordem determina a estrutura do Livro de Preces Cabalístico.

Por isso Baal HaSulam dividiu todo o Zohar em parágrafos e capítulos. Além disso, ele quis adicionar introduções, definições e clarificações precedendo o texto. Ao fazer isso, ele quis equilibrar o texto do Zohar com seu Comentário Sulam de um modo que não só oferecesse explicações, mas indicasse a linha média no texto do Zohar. Sem os seus comentários, não seríamos capazes de equilibrar o texto dentro de nós para que se vestisse em nós corretamente na linha média.

Assim, Baal HaSulam não nos oferece meras explicações, mas nos faz oscilar enquanto lemos o livro, com isso sintoniza nossa visão, nos aproxima, e nos faz sentir de um jeito que nos faz ir através de linha média, “o meio de ouro”. Assim, nós temos que aceitar todos os comentários com gratidão não importando se eles são longos ou curtos. Temos que ir com eles e entender que estamos construindo nossa linha média dessa maneira.

Essa é a intenção do Comentário Sulam. Sem isso, o Zohar tem somente duas linhas, como o resto da Torah. Temos nós mesmos que construir a linha média, e o Comentário Sulam nos ajuda nisso. Por isso ele é chamado “Sulam” (Escada). Ele já é construído em forma de degraus, e tudo o que nos resta é subir por eles. A escada já está lá, e agora temos somente que fazer esforços para subir por ela. Precisamos somente nos empurrar um pouco para cima e estaremos certos de seguir o caminho correto.

Por isso Baal HaSulam escreve que depois da composição do seu “Comentário Sulam ao Livro do Zohar” ele está certo de que é impossível para uma pessoa errar. A pessoa irá através de uma ascensão espiritual maravilhosa e com isso alcançará a revelação do Messias – a Luz da Correção.