Agarrando A Corda Salva-Vidas

Dr. Michael LaitmanO Zohar, Capítulo “BeHukotai (Em Meus Estatutos)“, Item 5: Balak era sábio. Em suas ações, ele foi o maior dos magos, maior do que Balaão. Eu aprendi que tudo aquilo que a pessoa quer neste mundo referente à obra do Criador, ela deve despertar com um ato abaixo. Isto é assim porque com o ato abaixo, o ato acima é despertado ….

Parece que nós dependemos do desejo do Alto, para a Luz nos despertar. No entanto, quando começamos a trabalhar abaixo, trazemos o despertar do Alto.

Quanto ao “despertar de baixo” e o “despertar de cima”, está escrito: “Eu sou o primeiro e Eu sou o último”. Isto significa que tudo é feito pelo Criador. É óbvio que tudo começa com o Criador; no entanto, é necessário que nos envolvamos no processo. No início de um trabalho espiritual e no final, a pessoa recebe ajuda de Cima, mas tudo depende dela.

É exatamente aqui que geralmente nos perdemos. Quando a pessoa está no ponto mais inferior da sua queda, ela não é capaz de sair disso sozinha. Sobre isso está escrito: “Um prisioneiro não pode libertar-se da prisão”. Mas se lhe for lançada uma corda salva-vidas, o resto depende dele (ele tem que agarrá-la sozinho). Ele é responsável quanto à possibilidade ou não de usar corretamente a oportunidade.