A Portaria das Intenções

Umapergunta que recebi: Que tipo de livro é Beit Shaar Ha-kavanot que começamos a estudar hoje? Qual é a atitude correta que deveria ter ao estudá-lo?

Minha resposta: tudo já está expresso no seu título, “Beit Shaar Ha-kavanot” (Entrada Das Intenções), o que implica o alicerce, a base das intenções. Ao estudar este livro, você deve ter a mesma intenção dirigida para o desenvolvimento da alma, como você faz com outros livros cabalísticos.

Tudo o que uma pessoa lê afeta sua mente e o coração corporal de uma determinada maneira, e isso depende do estilo do conteúdo em todos os níveis de PARDES (dica, parábola, segredo). Em outras palavras, um livro tem maior influência sobre os sentimentos, outro sobre a mente, enquanto o terceiro livro é completamente incerto. Entanto, a pessoa deve aspirar a extrair apenas uma coisa deste livro: a Força de doação. “É a Luz , que retorna à fonte”. Ao mesmo tempo, devemos tentar entender este livro e se conectar com ele, tanto quanto possível.

No entanto, isso deve ser secundário para manter a boa intenção de atrair a potência máxima de doação a partir dele. Nossa aspiração primária deve ser direcionada para a correção, ao invés de conhecimento. Caso contrário, é como se “uma pessoa subestimasse suas ações.”