A Inveja É Uma Força Tremenda

laitman_282.01Eu preciso de uma sociedade que invejarei, porque, graças a essa inveja, posso subir ao seu nível. Se eu souber usar a inveja corretamente, atrairei a luz superior com sua ajuda e ela me levará ao nível dos amigos. Este é um verdadeiro milagre!

Caso contrário, como nossos filhos, que nasceram bebês indefesos, cresceram e dominam todo o nosso conhecimento e ainda nos superam, tornam-se mais inteligentes do que nós e compreendem melhor os assuntos deste mundo? Isso se deve ao fato de que eles nos invejaram, olharam para nós e tentaram imitar tudo o que fazíamos e, portanto, tornaram-se inteligentes e entendem ainda mais do que nós.

Portanto, se olharmos para nossos amigos e percebermos que eles são maiores que nós, certamente cresceremos. Então, eu preciso de uma sociedade tão grande quanto possível, composta por pessoas que sejam grandes aos meus olhos, por isso me considero a menor de todas. Então tenho garantido o avanço. E avançarei não apenas em termos da mente, mas também desenvolverei sensações que ainda não tenho. E tudo devido à inveja.

Se vejo a grandeza de um amigo e, no meu egoísmo, quero que ele caia, essa inveja é destrutiva. Mas se quero me tornar como ele e ainda maior, por causa dessa inveja, quero crescer em direção ao Criador.

Devo desenvolver a inveja de todos os amigos e posso fazer isso mesmo com um iniciante completo. Afinal, todo mundo tem sua própria raiz de alma; eu olho para ele e vejo que ele é especial, que está mais perto do Criador.

Não comparo nossas distâncias pessoais com o Criador. Mas do ponto de vista dele, ele certamente estará mais próximo do Criador do que eu, porque eu não tenho o ponto dele. Portanto, tenho motivos para invejar absolutamente todo mundo.

Há uma luz no amigo que nunca pode estar em mim e essa é a base da inveja. Quando posso transformar essa inveja em unidade e amor?

Somente no final da correção, onde todos se unirão em uma alma. Mas até então, vou olhar para um amigo e ver o que há nele que não está em mim e não pode estar. Somente no final da correção, quando nos conectarmos, receberei isso da fusão com ele.

Sempre há a oportunidade de invejar; eu só preciso olhar mais de perto e verei que outras pessoas estão mais próximas do Criador do que eu. Elas estão mais conectadas entre si, mas eu pareço cair fora do círculo delas, e isso me atormenta. Parece-me que elas querem se livrar de um perdedor como eu, que não consegue se conectar com ninguém. Elas me revelam o quanto meu coração não quer a unidade.

A inveja é uma força tremenda, ainda mais forte que o amor. A inveja é um meio de subida de um passo ao outro toda vez. Portanto, dizem que “a inveja dos que contam multiplica a sabedoria”, ou seja, aqueles que calculam em que nível estão, subindo os degraus da sabedoria (Hochma). A luz superior é a luz de Hochma (sabedoria) e, vencendo a inveja, eles desenvolvem a luz de Hassadim em si mesmos.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 20/05/20, Escritos do Rabash, “Sobre o Acima da Razão”