Da Babilônia A Roma, Parte 8

laitman_746.03Revolta Contra A Agitação Entre O Povo

Pergunta: No século III a.C., o rei egípcio Filadelfus convidou os sábios judeus a traduzir a Torá para o grego. Foi assim que a Bíblia surgiu. Antes disso, os sábios disseram ao rei como governar corretamente, como deveriam ser as relações entre as pessoas. Na verdade, ele pegou a ideia deles e quis trazê-la à vida em seu império.

Mas depois que os próprios judeus começaram a assimilar e adotar as leis de seus vizinhos, os seguidores do rei mudaram de ideia. Em particular, Antiochus IV Epiphanes da dinastia selêucida emitiu um decreto pela primeira vez sobre o respeito ao Templo e o modo de vida dos judeus, mas quando começaram a adotar as tradições dos helenistas, surgiu um confronto que levou à revolta dos Macabeus.

Curiosamente, a guerra dos Macabeus não foi travada com os gregos, mas com os judeus helenísticos.

Quem são eles? E por que a guerra foi travada contra seu próprio povo?

Resposta: O fato é que, entre os judeus, parecia haver um grande número de pessoas que defendia a adesão à filosofia, ideologia, visão de mundo e estrutura social gregas.

Pergunta: É aí que surgiram os distúrbios entre o povo?

Resposta: Somente aqui! Sempre foi exclusivamente entre as pessoas. Foi assim que o ditado surgiu: deixe os judeus em paz e eles se destruirão.

Assim, a saída dos judeus de sua ideologia lançou as bases para o antissemitismo. Se estamos desconectados, essa lei é ativada e causamos ódio a nós mesmos. Uma boa atitude em relação a nós se torna ruim.

De KabTV, “Análise Sistemática do Desenvolvimento do Povo de Israel”, 08/07/19