Altruísmo: Não Mais Do Que 10% Ou 100%

Dr. Michael LaitmanOpinião (de Slon.ru): “Relatório ‘Na proporção exigida de altruístas na sociedade: um estudo modelo’ (Instituto de Problemas de Gestão da Academia Russa de Ciências, Moscou).

“A prosperidade da economia baseia-se nas proporções corretas de altruístas e egoístas. Se uma sociedade é composta apenas de egoístas, será arruinada: altruístas são necessários não só por razões morais ou filosóficas, mas também por razões puramente financeiras. Num ambiente desfavorável, uma sociedade de egoístas é insustentável. No entanto, um número de altruístas superior a 10% dos egoístas é também prejudicial para a sociedade. …

“Os pesquisadores, então, alteraram as condições de simulação: eles tornaram vários participantes ‘altruístas’; eles votavam a favor de ‘sugestões’ que aumentavam o ‘capital’ da sociedade como um todo. Embora houvesse poucos ‘altruístas’, eles agiram em detrimento de si mesmos: seu ‘capital’ diminuiu, mesmo que o ‘capital da sociedade’ tenha crescido como um todo. Quanto mais ‘altruístas’, o melhor a sociedade como um todo. O máximo benefício da sociedade é quando todos são ‘altruístas’. …

“Depois, os pesquisadores complicaram o modelo e apresentaram um tipo diferente de altruísmo – apoio específico para os mais pobres da sociedade, onde os membros podem ir à falência. Resultado: o número total de falência foi atingido quando havia um mínimo de 10% de ‘altruístas – filantropos’. Um aumento na participação dos ‘altruístas’ leva ao estado quando eles precisam ser protegidos, e o crescimento desta demanda supera o crescimento de ‘proteção’, que eles podem proporcionar. Se a sociedade está muito focada em ‘proteger os pobres’, ela geralmente se torna mais pobre”.

Meu comentário: É por isso que até 10% de altruístas (Veja Baal HaSulam “A Última Geração”) é necessário no mundo para a sociedade egoísta prosperar, até que ela encontra, como hoje, seu estado final e se volta para o método da correção integral para alcançar uma sociedade que consiste de altruístas.