Textos arquivados em ''

Quando Os Corações Se Tocam

942Pergunta: Na Carta 40, Rabash escreve que quando uma pedra é esfregada contra outra, o fogo é aceso. O que significa quando nossos corações se tocam?

Resposta: Quando nossos corações se tocam, todas as contradições e inconsistências se manifestam entre nós.

E se apesar delas ainda quisermos nos unir e esfregar nossos corações de pedra, começaremos a sentir calor entre nós. Daí a lei física do nosso mundo.

Pergunta: Este calor é trazido pelo Criador ou é trabalho nosso?

Resposta: Este é o trabalho do Criador. Ele traz calor aos nossos corações quando queremos apagar as contradições que surgem entre nós.

Da Lição Diária de Cabalá 22/06/24, Escritos do Rabash, Carta No 40

Não-Judeus Que Se Tornaram Grandes Judeus

632.3Leonid pergunta:

Caro Michael Laitman,

Aprendi recentemente que muitos grandes judeus não eram originalmente judeus. Por exemplo, o mais famoso Rabino Akiva não nasceu judeu, mas tornou-se o principal professor do povo judeu.

O rei Davi, o maior rei de Israel, tinha uma avó, Rute, que não era judia. O conhecido comentarista da Torá, Onkelos, foi um romano que se converteu ao judaísmo e traduziu a Torá para o aramaico; sua tradução é a mais famosa. A minha pergunta é: como isto é possível, e há uma explicação para isso na Cabalá?”

Resposta: Não sei as explicações. Eu só sei que isso não importa. Uma pessoa que deseja estar mais próxima do Criador aceita todas as leis declaradas na Torá e, assim, torna-se judia.

“Yehudi” vem da palavra que significa “conectar-se com o Criador”, “aproximar-se do Criador”.

Pergunta:Yehudi” significa mais como “judeu”?

Resposta: Sim, então não importa.

É por isso que acolhemos, respeitamos, amamos e honramos essas pessoas.

Pergunta: Então é como se houvesse um navegador – se eu quiser estar mais perto do Criador, eu me aproximo da Torá?

Resposta: Sim, claro porque a Torá fala sobre como estar mais próximo do Criador.

Pergunta: Então inicialmente existe esse desejo “quero estar mais perto”?

Resposta: Sim.

Pergunta: Quem instila esse desejo em uma pessoa?

Resposta: O Criador.

Pergunta: Então acontece que Ele é quem chama uma pessoa?

Resposta: Claro.

Pergunta: Esses indivíduos são selecionados? Leonid menciona indivíduos selecionados como Rabino Akiva, Onkelos, Rute?

Resposta: Sim.

Pergunta: Então há certas pessoas a quem o Criador chama e elas vêm à Torá?

Resposta: Sim e elas cumprem as leis e condições estabelecidas na Torá.

Pergunta: A seguir Leonid pergunta: “O que significa passar pelo processo de conversão e tornar-se judeu?”

Resposta: Significa aceitar a obrigação de cumprir as condições para se aproximar do Criador.

Pergunta: É isso que significa “passar pela conversão”?

Resposta: Sim.

Observação: Ele pergunta: “Por que é tão difícil passar pela conversão hoje? Eu sei por experiência própria.”

Resposta: Depende da hora, claro. Mas principalmente, depende da burocracia.

Pergunta: Então existem tais barreiras?

Resposta: Sim.

Pergunta: É bom que existam barreiras?

Resposta: Sim, é bom.

Pergunta: Então é bom que inicialmente elas o afastem e dificultem as coisas?

Resposta: Se estiver dentro de limites razoáveis, então sim, claro.

Comentário: Sabemos que foi mais fácil para a avó do Rei David. Ela disse: “Este é o meu povo; eu quero estar com meu povo”. E isso foi chamado de conversão.

Minha Resposta: Sim.

Comentário: Hoje isso não aconteceria.

Minha Resposta: Muito tempo se passou e as pessoas se tornaram muito mais complexas.

Pergunta: Acontece que alguém que passa pela conversão pode até se tornar um líder da geração, superior aos que nasceram judeus. Isso não ofende os judeus?

Resposta: De jeito nenhum. Essa pessoa que passou pela conversão é 100% judia e até um pouco mais, porque veio de fora e se esforçou.

Pergunta: Então, em princípio, acontece que alguém que realmente passa pela conversão e se torna judeu é ainda mais elevado do que um judeu nato?

Resposta: Claro.

Pergunta: Então, um verdadeiro judeu, quem é, o que é e como é? Se você pudesse resumir mais uma vez?

Resposta: Um Judeu é uma pessoa que deseja aproximar-se do Criador. É isso.

Pergunta: Uma fórmula tão simples?

Resposta: Sim. “Yehudi” vem da palavra “Yichud” (reunir).

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 13/05/24

De Moisés Aos Homens Da Grande Assembleia

525Moisés recebeu a Torá no Sinai e a transmitiu a Josué, Josué aos anciãos, e os anciãos aos profetas, e os profetas aos Homens da Grande Assembleia. (Mishna, Pirkei Avot, Capítulo 1).

Pergunta: A Mishná não tem apenas um significado corpóreo, mas também Cabalístico. Deveríamos abordar esses textos com compreensão literal ou deveríamos buscar neles a luz que reforma?

Resposta: Nós em especial buscamos nos textos a força de conexão nestes para que o Criador possa ser revelado em nós.

Pergunta: Por que a Mishná menciona especificamente a transmissão da Torá de Moisés através de Josué para outros sábios?

Resposta: Naquela época, a Torá ainda era transmitida verbalmente. Cada sábio recebeu o que transmitiu aos seus discípulos.

Portanto, a Mishná descreve os sábios transmitindo suas realizações espirituais. Antígono recebeu certos ensinamentos de Shimon, o Justo, e os transmitiu. Yose ben Yoezer de Tzreida recebeu de Yose ben Yochanan de Jerusalém e passou adiante. Yose ben Yochanan, de Jerusalém, disse algo, ou seja, ensinou aos seus discípulos um princípio específico, e assim por diante.

Da Lição Diária de Cabalá 22/06/24, “Mishna, Pirkei Avot

Os Cantos Ocultos Do Seu Coração

420.06Pergunta: Quando você estudou com o Rabash ele certamente lhe disse: “Não faça perguntas. Chegará a hora e você entenderá tudo sozinho”. Naquela época, você acreditava que poderia alcançar a realização espiritual?

Resposta: Existe um conceito de “fé nos sábios”, onde uma pessoa não tem escolha senão confiar naqueles que alcançaram o mundo superior. Você pode não acreditar e pode verificar com outras pessoas ou tentar fazer algo sozinho; esta é sua escolha.

Em nosso mundo, você está em estado suspenso. Surge a pergunta: como você seguirá em frente? Com seu próprio intelecto? Então você passará a vida inteira inventando uma máquina de movimento perpétuo, indo de golpe em golpe, como todo mundo ou como vários inventores, entusiastas e experimentadores.

Você não tem outra escolha senão confiar no seu coração: o que ele sugere e a que você deve se apegar? O mundo está cheio de sábios, todos opostos uns aos outros, e todos eles estão certos e todos são mais espertos que você. O que você pode fazer? Você tem apenas uma coisa: seu coração. Sua mente está cheia de sabe-se lá o quê! Seu coração também está confuso!

Portanto, você precisa tentar sentir com os recantos mais escondidos do seu coração, com todo o seu eu interior, onde está a verdade e o que você precisa. Mas, ao mesmo tempo, tente se limpar de todos os tipos de camadas impostas pela vida e sinta por dentro: onde está o meu?

Talvez você descubra que precisa de meditação, Scientology, novas invenções psicossomáticas ou qualquer outra coisa. Ou talvez você precise tentar a si mesmo aqui na Cabalá. É o coração que deve mostrar à pessoa o seu lugar. Nada mais.

Não leve ninguém em consideração. Nosso mundo já aprendeu que não existem gênios. Você conversa com qualquer pessoa inteligente e depois de alguns dias, se não no mesmo dia e na mesma conversa, você começa a entender que tudo isso é limitado, e derivado de algumas fontes baseadas em semilusões, semi-suposições, e semi-crenças.

Por que confiar em alguém ou em algo que a mente humana inventou? Você deve confiar apenas no seu coração.

Afinal, além do coração, não existem Cabalistas, nem filósofos, nem Budistas, nem ninguém; confie no que está em sua profundidade.

De KabTV, “Eu Recebi uma Chamada. Acreditar em um Cabalista”, 28/01/10

Uma Ideia Simples

264.01A ciência da Cabalá em si é muito simples. É difícil de implementar, mas a ideia é bastante simples.

O Criador criou um único desejo que Ele quebrou em bilhões de partes. Estas partes, que estão separadas pelo egoísmo, devem ser reunidas no mesmo sistema, apesar do ego.

Ao mesmo tempo, o egoísmo não deve interferir neles. Pelo contrário, ajuda-os a conectar-se. Então a conexão deles, em comparação com o passado, será 620 vezes mais forte, e esses desejos não sentirão o estado em que estavam inicialmente antes da destruição, quando sentiam apenas a si mesmos, mas começarão a sentir-se no nível do Criador.

Este é o movimento da quebra e sua posterior correção. Tudo acontece apenas de acordo com o método de aproximação e conexão das partes quebradas, ou seja, entre nós.

Da Lição Diária de Cabalá 19/02/20, “Preparação para a Convenção”

Amigos São Uma Força Integral

938.01Pergunta: Como posso me anular perante meus amigos?

Resposta: Faça o seu melhor. Agrade-os, sirva-os, sorria, tente fazer tudo que puder.

Pergunta: E como você pode se anular em relação ao Criador?

Resposta: Não há como. Somente anulando-se diante de seus amigos você começará a sentir a força integral especial que todos eles representam juntos. Você a chamará de Criador.

Pergunta: Devo combinar a anulação diante dos amigos e do Criador? Esta é a força integral?

Resposta: Você não precisa fantasiar sobre nada. Os amigos estão na sua frente. Você pode realmente se envolver seriamente em se anular diante deles.

E quanto ao Criador, você ainda não tem trabalho. Ele aparecerá apenas quando os amigos se transformarem em um único todo em seu sentimento.

Da Lição Diária de Cabalá 19/02/20, “Preparação para a Convenção”

Vale A Pena Fazer Previsões Para O Futuro?

214Pergunta: Quando nós, da dezena, nos tornamos um único desejo, atraímos outras pessoas ou há aqui um efeito de rejeição?

Resposta: Nem um nem outro. O fato é que não estamos num estado normal. Tudo o que estamos fazendo é novo; os Cabalistas nunca agiram assim. Eles se desenvolveram individualmente.

De acordo com o Baal HaSulam, quando atingirmos o nível da última geração, então, com base no que todos os Cabalistas escreveram pelo menos durante os últimos séculos, devemos criar dezenas ou um grande grupo, e começar a disseminar para toda a humanidade. Portanto, às vezes não consigo dar uma resposta exata à questão colocada.

A Cabalá é uma ciência muito prática. O que estamos fazendo é o que vemos. Assim está escrito: “O juiz só tem o que seus olhos veem”. Somente com base no que podemos explorar, ver e registrar, fica claro para nós que é assim que deveria ser.

Não sei como acontecerão os eventos futuros no mundo. Só posso adivinhar e às vezes escrever sobre isso. Mas, em geral, tento não fazer previsões porque na realidade nada se sabe ao certo.

Devemos agir de acordo com o mesmo princípio de nos aproximarmos uns dos outros e do Criador, e o resultado em cada estágio pode às vezes ser diferente. Este é um fenômeno natural na natureza. Mas é sempre para melhor, mesmo que pareça indesejável para nós.

Da Lição Diária de Cabalá 19/02/20, “Preparação para a Convenção”