Vamos Falar De Beleza

294.3E se sim, o que é beleza

E por que as pessoas a divinizam?

É um vaso em que há vazio,

Ou fogo tremulante em um vaso? (Nikolai Zabolotsky)

Minha Resposta: Sim! Isso é preciso, “fogo tremulante em um vaso”. O vaso é a luz de Hassadim. E neste vaso, a luz de Chochma começa a se manifestar. Ela é sentida desde dentro, sem qualquer explicação.

Comentário: No entanto, havia um sentimento de que há beleza externa e beleza interna. O amor é mais simples: eu amo o outro, simplesmente o amo.

Minha Resposta: Quem ama? A quem ele ama? Isso é amor animal. Claro, sinto muito por jogar seu amor do pedestal. Mas, de fato, o amor, se penetrarmos mais profundamente em sua essência, é uma manifestação do Criador no ser criado.

Isso é o que nos atrai; essa é a fonte de atração, a luz chamada Chochma, que se manifesta para nós somente se for revestida com a luz de Hassadim.

A luz de Chochmá é a luz da vida, que se revela na luz do bem. Caso contrário, não pode ser revelada.

Pergunta: E o que é o bem?

Resposta: Bem é quando desejo que outro exista mesmo às minhas custas. Quando eu estiver pronto para dar tudo para que todos existam. Isso é bem. Então o brilho do Criador se manifesta nele, e de certa forma é refletido nele.

Esse brilho do Criador manifestado no bem de uma pessoa, na atitude correta de uma pessoa para com as pessoas, o mundo, a natureza, é chamado de “beleza”. Isso é praticamente o que nos atrai. Mas é claro que está longe.

Pergunta: A beleza externa nos é imposta, sabemos disso. A moda nos é imposta. Mas será esta a beleza interior?

Resposta: Essa beleza é construída apenas no bem, na doação, no autossacrifício, no amor. Não tem nada a ver com nossos sentimentos hoje. Não há como desfrutar ou sofrer neles, isto é, com nosso entendimento atual. De maneira alguma.

Pergunta: Posso ver fisicamente a beleza interior? Quando olho para uma pessoa ou me comunico com ela, posso sentir ou ver a beleza interior?

Resposta: Talvez você possa, quando se comunicar com ela. Gradualmente. Quando você revela o quanto uma pessoa é boa e o quanto ela consegue se mexer e dar espaço para a outra. Não em um bonde em algum lugar, mas em todos os lugares, na vida.

Pergunta: Se eu sinto isso, ainda vejo que externamente ela é, por exemplo, feia?

Resposta: Você não vê isso. Se você já viveu em tal estado, não vê sua aparência. Para você, ela é linda justamente com essas manifestações de bondade.

Pergunta: Quer dizer que vejo esse fogo em um vaso e não estou mais interessado no vaso, nessa casca, em toda essa exterioridade?

Resposta: Deve haver um vaso, caso contrário você não verá o fogo. Mas, em princípio, você vê fogo.

Pergunta: A coisa mais importante é romper a casca externa para esse fogo interno?

Resposta: Não. Se você se associar com este vaso, com o bem, com a doação, com o amor e assim por diante, você alcança seu fogo interior.

Se você puder se associar ao bem da outra pessoa, descobrirá nessa medida seu fogo interior.

Pergunta: E se eu disser que não posso fazer isso? Eu nunca serei capaz de agir assim.

Resposta: Não importa, de longe, de alguma forma, de alguma distância; há muitas dimensões para isso.

Pergunta: Mas eu tenho a grandeza de uma pessoa que pode viver assim?

Resposta: Se você tem ou não depende de como você vai desenvolver isso ou não.

Comentário: Costumamos dizer: “Bem, ele pode. Bem, ele tem dinheiro”.

Minha Resposta: Fazemos tudo para tornar isso agradável e fácil para nós. Se eu me preparar para ver o agradável, fácil e bonito nos outros, eu o verei. Ou seja, estou meio que me anulando perante isso.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 20/06/22