“O Que Gera A Violência Contínua Nos Eua?” (Medium)

Medium publicou meu novo artigo: “O Que Gera A Violência Contínua Nos Eua?

A América dificilmente se recupera do choque de um tiroteio em massa em uma determinada cidade quando um novo incidente ocorre em outro lugar. Sete pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas no tiroteio perpetrado por um homem de 21 anos em um desfile de 4 de julho em Highland Park, Illinois. A violência armada na América tornou-se nada menos que uma epidemia social e, como acontece com qualquer outra doença de tal magnitude, é importante encontrar o tratamento certo da causa principal do problema.

Jacki Sundheim, funcionário sênior de uma sinagoga local, e Nicolas Toledo, avô do México, estavam entre as vítimas fatais do ataque sem sentido do desfile de um atirador que, segundo a polícia, adquiriu as armas legalmente. Sem dúvida, é importante manter as armas longe de indivíduos instáveis e perigosos, mas a epidemia de violência armada vai além das leis e regulamentos, pois aqueles dispostos a causar danos sempre encontrarão maneiras de alcançar seus objetivos sinistros.

Para oferecer uma solução verdadeira, temos que ir além dos sintomas do problema. Os seres humanos são criaturas sociais e os indivíduos não podem ser separados de sua cultura quando estamos tentando entender um comportamento que se repete. É verdade que na América é fácil comprar armas de fogo, mas o que puxa o gatilho é o crescente egoísmo e divisão na sociedade americana.

Em tal clima social de “cada um por si”, a tensão e a frustração se acumulam diariamente até que pessoas com tendências violentas explodem de maneira cruel. Em suas mentes desequilibradas, um tiroteio em massa é uma forma de “consertar” o sistema e compensar seus medos e inseguranças.

A falta de sentido e propósito na vida também são os principais gatilhos. Cada vez mais as pessoas não sabem para que vivem, e a vida sem sentido e propósito faz com que a vida humana perca sua importância e preciosidade. Atiradores em massa sentem que a vida humana é barata e inútil, e quanto mais essa falta de direção se espalha pela sociedade hoje, mais atiradores em massa aparecem.

A solução para este problema é a educação. Os Estados Unidos devem tratar o profundo condicionamento cultural e social que gera esses eventos, iniciando um programa educacional federal maciço para infundir nas pessoas desde tenra idade novos exemplos, normas e valores. Elas devem ser regularmente treinadas para cooperar, construir confiança, bem como desenvolver sensibilidade social entre si por meio de workshops, grupos de discussão e projetos colaborativos.

A educação não se refere apenas aos sistemas formais de fornecimento e aquisição de conhecimento. O objetivo da educação não deve ser simplesmente criar uma força de trabalho de indivíduos treinados. A educação deve agora se concentrar no cultivo do ser humano. Isso significa construir um sistema de valores dentro de uma pessoa e um ambiente social adequado em torno dela para equilibrar o ego humano e direcioná-lo para uma realização positiva.

Tal estado nunca surgirá simplesmente pela elaboração de novas leis, mas apenas por meio de uma mudança na maneira como a natureza humana opera na sociedade. Em vez de nos relacionarmos uns com os outros através de lentes egoístas, precisamos aprender e desenvolver novas atitudes de apoio, encorajamento e compreensão para cada pessoa. Para alcançar esse nível de mudança positiva, a sociedade precisa forjar conexões significativas e saudáveis por meio de uma nova mudança socioeducativa, que se tornará factível e realista quando a América perceber que já sofreu o suficiente e é hora de uma solução integral.