Entrando Em Um Novo Campo De Pesquisa

202.0Nas Notícias (Business Insider): Nosso DNA é 99,9% o mesmo da pessoa ao nosso lado – e somos surpreendentemente semelhantes a muitos outros seres vivos

“Nossos corpos têm 3 bilhões de blocos genéticos, ou pares de bases, que nos tornam quem somos.

“E desses 3 bilhões de pares de bases, apenas uma pequena quantidade é exclusiva para nós, tornando-nos cerca de 99,9% geneticamente semelhantes ao próximo ser humano.

“… grandes pedaços do nosso genoma desempenham funções semelhantes em todo o reino animal.

“Dê uma olhada em como somos geneticamente semelhantes a tudo ao nosso redor:

“Um estudo de 2007 descobriu que cerca de 90% dos genes do gato doméstico abissínio são semelhantes aos humanos. …

“E enquanto a postura de ovos e o corpo emplumado são bem diferentes dos humanos, cerca de 60% dos genes das galinhas têm uma contraparte genética humana.

“Mesmo as bananas, surpreendentemente, ainda compartilham cerca de 60% do mesmo DNA que os humanos!”

Pergunta: Como pode ser que um homem, em princípio, inclua todos os níveis da natureza?

Resposta: Como a criatura egoísta mais perfeita, o homem inclui todos os níveis inferiores. De fato, parece que seu genoma é o mais complicado. Mas não se trata do que exploramos no genoma. Isso não nos dá nada. Ainda chegamos à conclusão de que não podemos deduzir nada disso. Não podemos nem mesmo tratar uma pessoa.

Ainda teremos que entrar em outro campo de pesquisa quando nós mesmos, como Alice no País das Maravilhas, tivermos que construir um sistema completamente diferente: integral, global, interconectado e baseado na doação total e na dependência um do outro.

Quando nos reconstruirmos dessa maneira, e pudermos fazê-lo, entraremos no sistema da natureza e poderemos explorá-lo diretamente, mas não através do nosso filtro egoísta. Passaremos por esse espelho, por esse filtro egoísta, e entraremos na área onde veremos a natureza como ela é. É quando teremos um avanço e superaremos a crise na ciência.

De KabTV. “Close-Up. Genoma Humano”, 17/07/11