“Como Realmente Preparar As Crianças Para A Vida” (Medium)

Medium publicou meu novo artigo: “Como Realmente Preparar As Crianças Para A Vida

Um novo programa educacional em Israel propõe preparar alunos do 12º ano para a vida. Eles participarão durante os seis meses finais de seus anos K12 e aprenderão como gerenciar suas finanças e como se comportar com sucesso em um mercado de trabalho em mudança. Preparar as crianças para a vida é uma ótima ideia, mas se você começar nos seis meses finais de sua frequência no sistema educacional, então a) você não vai prepará-las realmente para nada, e b) o que você tem feito durante os onze anos e meio antes dos seis meses finais? Para preparar uma criança para a vida, devemos primeiro preparar os pais para a paternidade e depois preparar os filhos desde o momento em que nascem.

Ao falar sobre a preparação para a vida, devemos incluir todos os aspectos da vida. A educação financeira é apenas um aspecto, e não o mais importante. As crianças precisam de conhecimento em todos os aspectos da vida, mas o aspecto mais importante e menos ensinado são as relações humanas. Podemos nos destacar em nosso campo de especialização, podemos ganhar muito dinheiro e ser ricos, mas se não pudermos nos comunicar positivamente com outras pessoas e fazê-las se sentir bem ao nosso redor, não seremos felizes.

Hoje, a condição médica mais comum é a depressão. A maioria das outras condições, como vários vícios, violência, distúrbios alimentares, vício em trabalho e assim por diante, em última análise, decorrem da depressão que se manifesta por meio de vários sintomas. Atualmente, o tratamento comum para a depressão envolve medicamentos. No entanto, as drogas não curam a depressão, apenas atenuam a dor. Se, por outro lado, as pessoas deprimidas pudessem formar relacionamentos positivos e de apoio, sua depressão desapareceria como se nunca tivesse existido e sem nenhum medicamento.

Hoje, a maioria dos adultos não sabe se comunicar positivamente com os outros. Portanto, para ensinar as crianças a construir relacionamentos positivos com os outros, os adultos também devem aprender o ofício.

Pode parecer ingênuo ou irreal pensar que as pessoas podem se relacionar umas com as outras sem malícia em seus corações, mas continuar a viver como temos vivido até agora não é apenas irreal, também está destruindo nossa sociedade e nosso planeta, e representa um risco real de que estoure outra guerra mundial.

Portanto, mesmo que não consigamos estabelecer uma conexão positiva, não faz mal a ninguém se nos esforçarmos. Mas se não nos esforçarmos e continuarmos como estamos, certamente destruiremos a nós mesmos e o planeta em que vivemos, e o futuro que deixaremos para nossos filhos será muito sombrio. Após a catástrofe, eles ainda terão que aprender a se dar bem uns com os outros, então não seria melhor se aprendêssemos esse ofício e o ensinássemos aos nossos filhos enquanto ainda estamos todos aqui?