Como Falar Com As Crianças Sobre A Guerra

627.2Comentário: Muitos espectadores, um grande número, estão fazendo esta pergunta: “Como você fala com as crianças sobre a guerra? Como explicamos a elas o que está acontecendo?” Como se explica por que eles estão bombardeando e por que a infância acabou para aquelas crianças que estão se escondendo com seus pais em abrigos antiaéreos e no metrô?” E outras crianças cuja infância continua, aquelas que não ouvem sirenes e explosões, mas veem o que está acontecendo com seus pares, perguntam por que isso acontece.

E a principal pergunta é: como criar filhos em um momento como esse, quando as guerras, o sofrimento e as lágrimas não param?

Minha Resposta: As crianças podem entender porque também brigam umas com as outras. Afinal, o egoísmo funciona desde muito jovem.

Portanto, não há nada aqui que precise ser escondido delas. De fato, se não criamos as crianças corretamente, então, assim como elas brincam na infância e querem se afastar umas das outras e se tornarem valentes, elas continuam na idade adulta, e é por isso que acabamos com a guerra como um resultado. Os homens crescidos não têm mais apenas pás ou paus nas mãos, agora é algo sério. E é aí que a guerra começa.

Então o que deveríamos fazer? Enquanto as crianças são pequenas como vocês, lembrem-se, nós dizemos às crianças, precisamos ensiná-las, criá-las para serem capazes de conversar umas com as outras, chegar a um acordo entre si e aprender a se comprometer. Então vocês não terão problemas tão terríveis e grandes como esses homens que iniciam essas guerras. Isso é o que vem do fato de que na infância eles não obedeceram à mãe.

Pergunta: Você acha que uma criança vai ouvir isso?

Resposta: Quando ela vê isso? Ela está extremamente impressionada.

Pergunta: Quando ela está sob fogo? Pode ser dito assim?

Resposta: Diga a ela exatamente assim. Claro. Esta é a verdadeira educação. Esta é a base da educação em tempo de guerra.

Pergunta: Então não é para insistir em “inimigo”, “ódio” ou “contra nós”?

Resposta: Não, elas não vão entender; elas não têm nenhum conceito disso, nenhum fundamento. Mas quando você explica em termos de brincadeira de infância de dar e receber, “quando você queria pegar alguma coisa, mas ele não deu para você”, você pode falar sobre tudo.

Não é assim que realmente funciona? Esses jogos de petróleo e gás e todo tipo de relações internacionais não são os mesmos jogos infantis?

Comentário: Tornou-se algo perigoso.

Minha Resposta: Sim, porque eles não pararam a tempo ou não conseguiram explicar a tempo. Então foi assim que ficou. Porque na infância eles não sabiam explicar para entender que nunca é necessário resolver disputas pela força. Você pode convencer os outros? Se sim, ótimo. Se não, comprometa-se.

Pergunta: A criança deve entender que as disputas não são resolvidas pela força?

Resposta: Elas não podem ser resolvidas pela força; caso contrário, destruiremos um ao outro. Você pode imaginar isso no mundo moderno?

Pergunta: Como as disputas são resolvidas? O que a criança que estamos criando deve entender? Como você explica a uma criança como resolver disputas?

Resposta: Somente por persuasão, quando você não força outra pessoa à paz, mas quando você explica um ao outro como vocês podem chegar à paz juntos, com concessões mútuas, e não com a abordagem de “eu estou certo e você está errado, e agora você vai entender”.

Comentário: Agora você disse uma coisa muito séria, que uma criança deve ser capaz de se comprometer.

Minha Resposta: Claro! Isso é o mais importante na educação. Caso contrário, para que serve toda a educação? Ensinar a bater primeiro? A bater mais forte? Ou melhor? É para poder parar e se comprometer.

Comentário: Esta é a coisa mais difícil, especialmente para as crianças.

Minha Resposta: Claro. Porque expuseram o egoísmo, pequeno, mas revelado.

Pergunta: Então você propõe ensinar concessões, ensinar uma criança para que ela possa ceder aos outros?

Resposta: Tudo precisa ser explicado. Então sentem-se em círculo e façan exercícios práticos.

Comentário: Se houver uma discussão, vamos resolver? Como podemos não lutar, mas fazer a paz. Este é um sistema tão longo…

Minha Resposta: Caso contrário, levará ainda mais tempo.

Pergunta: Isso pode ser explicado para crianças que estão sob fogo?

Resposta: A todas! Tudo depende das palavras, vocabulário e expressões que você usa. Você está explicando isso ao ego, que é o mesmo em uma criança pequena e em um homem adulto, é o mesmo egoísmo.

Comentário: O principal problema aqui é treinar professores, preparar aqueles que podem ensinar o que significa chegar à paz e o que significa anulação.

Minha Resposta: Sim, isso é o mais importante.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 03/03/22