Uma Nova Civilização

294.2Nas Notícias (Forbes): Anos atrás, a antropóloga Margaret Mead foi questionada por um estudante sobre o que ela considerava ser o primeiro sinal de civilização em uma cultura. O aluno esperava que Mead falasse sobre potes de barro, ferramentas para caça, pedras de amolar ou artefatos religiosos.

Mas não. Mead disse que a primeira evidência de civilização foi um fêmur fraturado de 15.000 anos encontrado em um sítio arqueológico. O fêmur é o osso mais longo do corpo, ligando o quadril ao joelho. Em sociedades sem os benefícios da medicina moderna, leva cerca de seis semanas de descanso para um fêmur fraturado cicatrizar. Este osso em particular havia sido quebrado e curado. …

Um fêmur quebrado que se curou é evidência de que outra pessoa teve tempo para ficar com o caído, amarrou a ferida, carregou a pessoa para um local seguro e cuidou dela durante a recuperação. Um fêmur curado indica que alguém ajudou um companheiro humano, em vez de abandoná-lo para salvar sua própria vida.

Minha Resposta: Esta é a assistência mútua.

Pergunta: Assistência mútua, foi assim que a civilização começou? Se não chegarmos ao ponto em que a civilização começou, se não a desenvolvermos hoje, será que estamos nos afastando da civilização?

Resposta: Certamente. Se desenvolvemos algo, é apenas para ganhar dinheiro. Hoje, se não houvesse desejo, sede de dinheiro, a medicina e a cirurgia se desenvolveriam? Nada teria se desenvolvido. Viveríamos em uma sociedade primitiva. Você quebrou uma perna? Bem, então você quebrou.

Comentário: Um pequeno grupo de pessoas carinhosas conseguiu romper, para criar uma nova civilização. Alguém estava por perto e colocou dois gravetos na perna dele, por exemplo. O avanço está acontecendo em um pequeno grupo?

Minha Resposta: Claro. Isso é verdade, e deveria ser assim.

Pergunta: E mesmo durante o Renascimento foi assim?

Resposta: Sim, claro.

Pergunta: E hoje, como haverá um avanço da indiferença para a conexão? Será feito por um pequeno grupo de pessoas?

Resposta: De qualquer forma, passa pela consciência da necessidade. Se isso acontecer, vamos romper.

Pergunta: Existe tal necessidade hoje?

Resposta: Até onde vejo, o mundo moderno está fazendo de tudo para eliminar essa necessidade de assistência mútua para a sobrevivência.

Comentário: Você tem estado pessimista sobre a humanidade ultimamente.

Minha Resposta: Eu sou realista. O egoísmo está crescendo exponencialmente, surpreendentemente rápido, literalmente verticalmente para cima, e não temos nada a opor a isso.

Pergunta: Mas ainda está voando para algum tipo de beco sem saída?

Resposta: Não. Ele não sente esse impasse e está pronto para lutar com todos que forem contra ele.

Pergunta: Onde uma nova e real civilização começará? Em que momento ela surgirá?

Resposta: Se não com uma guerra atômica – geral, séria e total – pode haver algumas grandes erupções vulcânicas onde a natureza simplesmente nos encerra dentro de algum tipo de caixa. Então talvez vamos sentar no escuro e perceber.

Pergunta: Então a escuridão completa é necessária para isso?

Resposta: Sim. Devemos entender que não há outro lugar para ir de outra forma para criar um certo contrato entre nós, que nos relacionaremos apenas em benefício do outro, sem nos levar em consideração. Tal revolução.

Pergunta: Esta é uma revolução completa do pensamento. Então a escuridão vai desaparecer?

Resposta: Sim.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 30/12/21