“Por Que Perdemos O Controle De Repente?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Por Que Perdemos O Controle De Repente?

Houve um caso infeliz recentemente de uma jovem de 20 anos chamando a polícia várias vezes em grave sofrimento mental. No final, o policial de plantão que atendeu suas ligações perdeu a paciência, dizendo a ela: “Mate-se silenciosamente já”. Semanas depois, ela cometeu suicídio. O oficial que atendeu suas ligações afirmou que se sentia profundamente envergonhado e foi imediatamente removido de seu cargo. Cada um de nós aparentemente tem um certo limite antes de perdê-lo totalmente e não estar mais no controle de nossas ações. Por que somos feitos assim?

Somos feitos com um certo limite além do qual perdemos o controle para podermos finalmente mudar nossa natureza do desejo de receber para o desejo de doar.

Quando nos relacionamos com os outros a partir de uma atitude de doação, onde desejamos beneficiá-los puramente sem nenhum interesse próprio entrelaçado, nós os entendemos e suas dores. Então, em vez de perder a paciência com eles, descobrimos oportunidades para ajudá-los, apoiá-los, elogiá-los e elevá-los.

Devemos, portanto, nos concentrar em aumentar nossa sensibilidade uns com os outros, o que é alcançado em primeiro lugar ouvindo explicações de quão interconectados e interdependentes somos. Ao aumentar nossa inclinação para nos conectarmos positivamente em toda a sociedade humana, atraímos sobre nós a força positiva da conexão que habita a natureza e, ao fazer isso, começamos a sentir que vivemos em um único sistema.

Tal é a mudança do nível de existência corporal e animada em que vivemos atualmente, para um despertar para um nível totalmente novo de existência humana, onde nos sentimos como partes de um único todo. Nesse estado, nos sentiríamos próximos um do outro e não teríamos a sensação de que os outros nos estressam ou nos desequilibram. Em vez disso, buscaríamos oportunidades para ajudar, apoiar e encorajar os outros.

Então, veríamos as pessoas que nos abordam com pedidos de ajuda como fazendo-nos favores. Não seria mais difícil para nós nos conectarmos com os outros, senti-los e servi-los. Quanto mais as pessoas nos ligarem e nos importunarem, mais sentiremos que essas pessoas nos ajudam a subir do nível animado da existência para o nível humano – onde estamos em um modo de doação constante sem um pingo de interesse egoísta entrelaçado – e assim realizaríamos o propósito de nossas vidas por meio dessa transformação egoísta em altruísta de nossas atitudes e relações.

Baseado no vídeo “Por que perdemos o controle de repente?” com o Cabalista Dr. Michael Laitman e Oren Levi. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.