Desejo De Poder

547.01Pergunta: Desde os tempos antigos, especialmente na Grécia antiga, as pessoas notaram que o abuso de poder leva a transtornos mentais. Existem muitos sintomas diferentes que resultam de uma pessoa permanecer em posições altas por um longo tempo. Os antigos gregos chamavam esse fenômeno de orgulho e diziam que a retribuição divina vem para isso.

Como a Cabalá se relaciona com um fenômeno como a sede de poder?

Resposta: A sede de poder é a principal coisa que existe em uma pessoa que quer dominar o que está ao seu redor, administrar e reter o poder.

Veja como uma criança pega tudo, segura, puxa para si e leva na boca. Esta é a sede de poder, nosso estado básico, para que tudo o que vejo e sinto esteja em meu poder, em minha força, em meus desejos, estados e possibilidades. Eu quero conquistar tudo isso, suprimi-lo e aproximá-lo de mim.

Em princípio, o desejo de poder é necessário para nossa existência. Se não desejarmos algo, não poderemos respirar, comer e assim por diante. A sede de poder começa com ações tão elementares e termina com o fato de uma pessoa perder a cabeça por causa de seu desejo irreprimível de dominar tudo, suprimir e controlar, e não saber onde se jogar para não perder nada.

O desejo de dominar começa com um estado natural e pode adquirir proporções monstruosas.

De KabTV, “Estados Espirituais” 22/03/22