“Para Reduzir A Poluição Do Ar, Trabalhe Em Casa” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “Para Reduzir A Poluição Do Ar, Trabalhe Em Casa

Um artigo recente de Steve Cohen, do Earth Institute da Columbia University, detalha os benefícios de preferir carros elétricos a carros movidos a motores de combustão interna. Cohen reconhece que “a descarbonização levará décadas e… parte da oposição será justificada porque essas instalações terão um impacto negativo em uma comunidade”. No entanto, ele insiste: “O argumento de que os veículos elétricos poluem demais não é convincente. Eles poluem menos do que os veículos movidos a motor de combustão interna” e “essa é a única comparação que importa”.

Na minha opinião, estamos olhando toda a situação para trás. Mesmo Cohen, um ávido defensor dos veículos elétricos, admite que “veremos progresso à medida que tornarmos o problema menos grave, mas não resolveremos o problema”. Então, em vez de procurar maneiras de minimizar os danos enquanto mantemos nosso estilo de vida prejudicial, acho que devemos mudar nosso modo de vida para não criarmos o problema em primeiro lugar.

O estilo de vida ocidental atual incentiva a trabalhar muitas horas com longas viagens de ida e volta do trabalho. Nos últimos anos, as coisas começaram a mudar, mas acho que não devemos esperar, devemos mudar para o trabalho em casa o mais rápido possível e tornar essa forma de trabalho o mais abrangente possível.

Na Ásia, onde longas jornadas de trabalho e uma longa semana de trabalho eram consideradas a norma até recentemente, já há ventos de mudança. “A Panasonic Corp juntou-se a um número pequeno, mas crescente, de empresas japonesas para oferecer aos funcionários uma semana de trabalho de quatro dias para incentivar um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal”, escreve a empresa de mídia HRM Asia. A Panasonic não está sozinha; é “parte de uma tendência global”, continua o artigo, acrescentando que no Japão, “um grupo de legisladores está discutindo uma proposta para conceder aos funcionários um dia de folga além dos dois dias de folga por semana, para garantir seu bem-estar”.

A revista Forbes também escreve que “a semana de trabalho de quatro dias está ganhando grande impulso”, e outros meios de comunicação têm escrito cada vez mais sobre isso.

Na minha opinião, devemos ir além da semana de trabalho de quatro dias. Acho que até mesmo o trabalho que fazemos deve ser feito principalmente em casa. Vai criar menos congestionamento nas estradas, dar às pessoas mais tempo livre e horários flexíveis mesmo nos dias em que trabalham, e reduzirá drasticamente o impacto ambiental da indústria automobilística, seja movida por motores elétricos ou de combustão interna.

A indústria automotiva é apenas um exemplo. Em quase todas as áreas do envolvimento humano, estamos nos ocupando mais do que deveríamos, e todos estão pagando o preço: nós, nossas famílias, a sociedade e o planeta. A produção excessiva e o trabalho excessivo não ajudam ninguém e não nos tornam mais felizes.

Pense em como nos sentiríamos se tivéssemos mais duas horas de tempo livre por dia – mais ou menos o tempo que gastamos indo para o trabalho e voltando. Agora imagine se trabalhássemos apenas quatro dias por semana e em casa.

Resumindo, acho que devemos desacelerar, dedicar mais tempo às coisas que amamos fazer e às pessoas que amamos. Isso nos fará felizes, tornará a sociedade mais pacífica, ajudará o meio ambiente e o mundo. Nestes tempos conturbados, todos nós poderíamos usar um pouco de paz de espírito.