Eu, Meu Amigo E O Criador

533.01Comentário: Recentemente, em uma aula matinal, seu aluno disse com tanta dor que ele precisa mais do Criador do que de amigos.

Minha Resposta: Naturalmente. Ninguém vem a nós para encontrar amor ao próximo. E ninguém no mundo precisa disso.

Comentário: Parece que você realmente precisa começar de forma coercitiva para se forçar a isso.

Minha Resposta: E aqui não vai funcionar à força.

Comentário: Você já respondeu a esta pergunta mais de uma vez. Mas mesmo assim, há perguntas o tempo todo, e elas estão em todos.

Minha Resposta: Sim, elas estarão lá até o último estágio. Até a correção completa, haverá sempre a mesma pergunta: “Não quero amar aquele que sinto fora de mim. Eu não posso!”

Pergunta: Ele diz: “Não posso”. Uma necessidade surge no Criador como se houvesse um diálogo com Ele, mecanicamente e internamente?

Resposta: Estamos nos enganando. Na verdade, aquele que está fora de mim não importa para mim, nem o Criador ou os amigos. Porque se eu dependo do Criador, se Ele manda e tudo mais, como posso fazer isso?

Comentário: Mas se isso não importa, vamos nos livrar de nossos amigos e trabalhar apenas para o Criador.

Minha Resposta: Você não pode. Você não tem nenhuma imagem a sua frente. Você desenhará o que quiser, como todas as religiões fazem. Não vai funcionar.

Devemos agir como está escrito nas obras dos Cabalistas, do jeito que eles foram, devemos seguir o mesmo caminho, não porque somos mais burros do que eles, mas porque simplesmente não há outro caminho.

Devemos aprender a precisar dos outros. Devemos entender que tudo ao nosso redor é, na verdade, a manifestação do mesmo Criador, apenas de uma forma que me mostre mais claramente o quanto sou contra isso. Ou seja, na medida em que afasto de mim as pessoas, a humanidade e tudo em geral, na mesma medida em que afasto o Criador. Aqui não há diferenças.

Pergunta: Na mesma medida em que tento atrair os outros, atraio o Criador? Como podemos fazer isso entrar no coração?

Resposta: Gradualmente, junto com nossos esforços, a luz superior nos influencia, e é essa luz que cria um novo sistema de relações em nós.

Pergunta: Mas você diz que será praticamente até a correção final?

Resposta: Não. Queremos dar pelo menos alguns passos. Cada vez é necessário dar um certo passo em frente nisso.

Pergunta: Mas essa dificuldade é uma indicação, como você sempre diz, de uma alma elevada?

Resposta: Sim. Quanto mais elevada a alma, mais profundo é o seu egoísmo, mais difícil é e mais difícil é para uma pessoa sair de si mesma. E assim para almas pesadas leva décadas.

Pergunta: Qual é o seu conselho prático?

Resposta: Apenas não vá embora. Não deixe que haja um único dia sem aulas e nem uma semana sem reuniões com amigos. Faça o que os Cabalistas, nossos professores, aconselham. E todo o resto será da luz superior, do Criador, que nos cerca e inclui tudo.

Pergunta: Qual é o seu conselho para os amigos dele, sua dezena?

Resposta: Apenas continue e aumente a sensibilidade da comunicação uns com os outros. Não em palavras, mas de dentro de todos, para que haja necessidade disso.

Pergunta: E a revolução acontecerá?

Resposta: Sem dúvida, vai acontecer. E também dou tudo isso de forma gradual. Apenas recentemente começamos a falar sobre o amor pelo Criador. Então a hora acabou de chegar.

Mas antes disso, quanto tempo tivemos que ir pesquisar, estudar e generalizar tudo o que é. E agora chegou a hora. Esta é a última etapa. Disso procede apenas o desenvolvimento – o desenvolvimento real da alma no homem. Não era possível fazer isso antes? É proibido. Este é o tipo de instrução que recebo dessa maneira e, portanto, só posso enviá-la dessa maneira. E nenhum outro argumento ou desejo pode estar aqui.

Pergunta: Ou seja, o aluno deve se jogar nessa água e nadar, nadar, nadar?

Resposta: Não, ele já está preparado para isso! Não é mais apenas um movimento cego para a frente.

Comentário: Mas ainda há muita dor na questão.

Minha Resposta: Como em cada um de nós, sempre será que ele trata seus amigos de maneira diferente do que trata o Criador. No final, o teste está precisamente no fato de que a atitude em relação ao Criador deve ser como em relação aos amigos, e a atitude em relação aos amigos como em relação ao Criador: ame o próximo como a si mesmo.

Portanto, ele também se controlará: de fato, trato os outros como me trato? Eu, os amigos e o Criador: tudo isso deveria ser parte de uma coisa.

Acho que ainda chegaremos a isso em um tempo relativamente curto. Acho que serão meses, não anos, quando começaremos a comparar nosso relacionamento com nós mesmos, com o grupo e com o Criador em uma escala real.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 13/12/21