“Entre O Desespero E A Esperança” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “Entre O Desespero E A Esperança

Dezenas de milhares de civis cruzam as fronteiras da Ucrânia a cada hora, uma massa de pessoas carregando sacolas nas costas e crianças nos ombros, com malas e memórias arrastando atrás delas.

Tenho muitos alunos e amigos em cidades por toda a Ucrânia, de Kiev a Kharkiv, de Odessa a Lviv. Recebo relatórios deles e acompanho sua situação com preocupação. Eles me contam como buscaram abrigo em porões frios ou fugiram para aldeias próximas, outros correram para o oeste em seus carros por horas, rezando para que não ficassem sem combustível e conseguissem escapar.

A Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) estima que mais de 500.000 ucranianos fugiram de suas casas como resultado do conflito, cruzando as fronteiras para países vizinhos como Polônia, Hungria, Moldávia e Romênia.

Não tenho dúvidas de que os refugiados receberão apoio e um abraço caloroso nos países da Europa Ocidental. Também acredito que eles acabarão voltando para casa e não ficarão permanentemente nos países anfitriões. O Canadá, entre outros, pode abrir suas portas para a imigração permanente.

Israel também certamente agirá de acordo com a Lei do Retorno, que dá aos judeus o direito de se mudar para Israel e abrir os braços para recebê-los. Israel tem um lugar não apenas para os milhares de judeus que emigrarão da Europa Oriental, mas para todos os judeus da diáspora.

Enquanto isso, o mundo, incluindo Israel, está ajudando com ajuda humanitária aos afetados pelo conflito. Mas, além de atender às necessidades básicas das pessoas, a ajuda mais importante é o apoio interno. Devemos pedir que o espírito de amor, doação e conexão positiva prevaleçam em breve.

Desentendimentos e guerras vêm para que possamos nos unir acima deles. Somente a unidade dos corações, quando cada um se preocupa com o bem-estar do outro, salvará a humanidade.