“Cure As Feridas” (Medium)

Medium publicou meu novo artigo: “Cure As Feridas

Uma velha ferida entre russos e ucranianos está se agravando. Está dolorida e sangrando, mas não totalmente reaberta. Assim como os países do Leste Europeu estão passando por conflitos, isso será sentido em todo o mundo, em toda a humanidade. No final, todos experimentarão a revelação desta guerra em primeira mão: o controle do homem sobre o homem.

Antes que esta guerra eclodisse, esse mal-estar não era visível ou tangível. Era profundo e até ligeiramente adormecido. Lembro-me de imagens do passado, quando soldados russos e ucranianos se encontraram; havia uma tênue conexão interna entre eles, como se já se conhecessem. E eles estão de fato psicologicamente próximos; eles têm uma extensa base comum.

Por outro lado, com a eclosão desta guerra, um ódio agudo entre eles veio à tona, uma espécie de ódio tão forte que você pode perceber e sentir. É literalmente palpável.

Dois povos que não são muito diferentes um do outro, mas na verdade são muito semelhantes, estão descobrindo entre si um ódio puro e limpo que precede todas as visões ideológicas. É um ódio natural que brota do poder da natureza humana, que não se disfarça de raça, gênero, nacionalidade ou religião. Não está envolto em história, idioma ou diferenças culturais. É simplesmente a sensação interior de que um odeia o outro.

Essa sensação é mais profunda do que qualquer outro tipo de ódio que conhecemos. É um ódio espiritual, e seu único objetivo é revelar a extensão do abismo nas relações entre os dois povos e aprender, com o abismo descoberto, como superá-lo com amor.

A descoberta de fraturas e diferenças, crimes e feridas, nos aponta para o lugar do reparo e nos ajuda a focar no cerne do problema. A mediação e a correção fazem parte de um processo de longo prazo que funciona de acordo com o plano de criação de harmonização de todos os conflitos.

Vemos agora diante de nós a primeira etapa desse processo. É uma revelação feroz do poder do ódio, a força negativa que visa nos aproximar da compreensão de que existe um sistema de forças na natureza trabalhando em nós e conosco. Mas contra esse ódio revelado, o amor deve ser despertado. O amor estável só pode ser evocado com a ajuda de uma oração comum.