“Crianças, Imaginação E Criatividade” (Medium)

Medium publicou meu novo artigo: “Crianças, Imaginação E Criatividade

Quando as crianças assistem a um filme, elas ficam grudadas na tela. As crianças são naturalmente imaginativas; elas “vivem” o que veem. Não distinguem entre fantasia e realidade como os adultos. Sua imaginação pode levá-las a qualquer lugar – aos lugares mais maravilhosos ou a lugares que as deixarão traumatizadas. Portanto, é nossa responsabilidade fazer com que elas vão para bons lugares.

Depois que as crianças assistem a um filme, muitas vezes podemos ver como isso as impressiona profundamente. Podemos encontrar a linguagem corporal, o tom de voz e as frases dos personagens que assistiram refletidas espontaneamente nas crianças. Essas não são apenas impressões transitórias, mas influências que moldam toda a sua visão de mundo e têm um impacto significativo em seu futuro.

Como as crianças aprendem naturalmente pelo exemplo e percebem o que veem na tela como realidade, elas percebem os eventos do filme como exemplos da vida real. Como resultado, elas tentarão imitar na vida real o comportamento e a atitude dos protagonistas que viram no filme.

Consequentemente, se quisermos que nossos filhos cresçam sãos e mentalmente capazes, devemos expô-los a um entretenimento que lhes dê os exemplos certos. Há várias coisas que precisamos considerar quando se trata de dar às crianças os exemplos certos.

Primeiro, os filmes infantis devem apresentar personagens realistas, não mutantes ou personagens distorcidos de qualquer tipo. Por exemplo, se os animais não falam como humanos, não deveriam fazer isso em filmes infantis. Animais falantes podem ser um bom entretenimento para nós, mas distorcem a percepção da realidade das crianças.

Segundo, um bom filme não deve pregar nem assustar. Pelo contrário, deve cativar as crianças e levá-las a uma jornada que incuta nelas uma atitude positiva em relação a si mesmas, seus amigos e familiares e ao meio ambiente. O pensamento deve ser o seguinte: boas conexões sociais produzem bons resultados. Quando trabalhamos juntos, doamos, amamos, compartilhamos e cuidamos, podemos mudar qualquer coisa para melhor.

Terceiro, devemos preparar as crianças antes de assistir a um filme e conversar com elas depois. Preparar e concluir juntos as ajudará a processar as mensagens corretamente e aproveitarão ao máximo a experiência.

Finalmente, seria uma boa ideia dar-lhes uma tarefa, de preferência para um grupo de crianças, como irmãos ou colegas de classe. A tarefa deve ser mais ou menos assim: em uma folha de papel em branco, desenhe um mundo novo e perfeito ou uma cidade perfeita. Descreva as relações entre as pessoas, onde e como elas constroem suas casas, como são as escolas, parques e lojas e tudo o mais que faz parte de suas vidas.

Depois, tenha uma discussão séria sobre sua tarefa; há muito o que aprender com isso. Ao final do projeto, você pode levar as crianças para ver profissionais e perguntar sobre o trabalho deles. Por exemplo, pergunte aos professores como eles veem seus empregos, como os policiais se sentem sobre a relação entre eles e os civis, como os arquitetos tomam decisões sobre vários aspectos das casas que projetam e como essas decisões afetam a vida das pessoas que moram nelas, etc.

Como William Shakespeare escreveu: “Todo o mundo é um palco, e todos os homens e mulheres meros atores”. Cabe a nós determinar se nossos filhos assistem a filmes de terror ou a filmes alegres. Em grande medida, isso determinará se eles crescerão pensando que a vida é um pesadelo ou uma aventura maravilhosa.