“Como Um Deus Perfeito Criou Seres Humanos Imperfeitos?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Como Um Deus Perfeito Criou Seres Humanos Imperfeitos?

Foi-nos dada uma percepção e sensação da realidade como sendo defeituosa – que a natureza humana é um desejo terrível e deficiente de desfrutar para benefício próprio, que é oposto à perfeição da atitude de amor e doação absolutos do Criador – para aprender em nosso estado aparentemente falho, como alcançar a semelhança com o Criador e, ao fazer isso, corrigir essa falha.

É semelhante à forma como damos às crianças quebra-cabeças ou kits de modelos de carros e aviões. Fazemos isso para que elas aprendam o que é uma coisa completa e como construir algo completo a partir de algo quebrado, fragmentado e incompleto. Para construir completude, o Criador precisava criar algo aparentemente incompleto.

Criamos tudo em nosso mundo com base em fundações incompletas. Tomemos, por exemplo, como preparamos os alimentos ou como construímos uma casa: partimos de vários pedaços ou fragmentos de tudo o que desejamos fazer e construímos até poder usá-lo corretamente.

Só podemos construir algo completo se nos envolvermos em sua construção. À medida que esse processo se desenrola em nossas vidas corpóreas, também ocorre em nossas vidas espirituais.

Nossa compreensão e sentimento do mundo começam incompletos para que possamos construir nossa compreensão do mundo e desenvolver nossa sensação, até atingirmos a totalidade e a perfeição. As conexões que fazemos no processo são para desenvolvermos nossa compreensão e sentimento da completude do Criador, e ao nos construirmos aparentemente por nós mesmos, descobrimos o Criador. Está escrito sobre tal processo em textos Cabalísticos: O Criador diz àqueles que constroem a si mesmos para se tornarem tão perfeitos quanto Ele: “Vocês Me fizeram”.

Baseado no comentário do Cabalista Dr. Michael Laitman no item 13 do artigo do Cabalista Yehuda Ashlag “Introdução ao Livro do Zohar” na Lição Diária de Cabalá em 8 de fevereiro de 2022. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.
Foto de Anubhav Saxena no Unsplash.