A Dificuldade Do Nascimento

592.01E quando uma pessoa morrer deste mundo, Nefesh nunca se moverá da sepultura, … (O Livro do Zohar, Lech Lecha“, Item 98)

O túmulo é a força da qualidade de julgamento do qual uma pessoa morreu. “Uma pessoa morreu” significa uma transformação de nossa inclinação egoísta. O que significa que saímos do útero? Viramos de cabeça para baixo, abandonamos todos os cálculos egoístas anteriores e começamos novos, altruístas, e entramos em um novo mundo.

No mundo espiritual, como em nosso mundo, o embrião passa por uma passagem estreita. “Estreito” em hebraico é “Tsar”, “Tsarot” (sofrimento). Esse é o resultado da ausência da luz de Hassadim quando apenas a luz de Hochma, uma força sem misericórdia, atua sobre uma pessoa para dar à luz a ela.

Caso contrário, ela não será capaz de passar por esta passagem estreita e nascer no mundo superior, porque ela mesma não tem força para criar uma qualidade de misericórdia de si mesma.

Pergunta: Então ela deve necessariamente passar por essas Tsarot, essas dificuldades de nascimento?

Resposta: Não há cesariana no mundo espiritual. Você só pode nascer lá passando por um estado resultante da luz de Hochma agindo sobre você. Essa luz é muito nítida, pesada e complexa.

Esse estado é chamado de fuga do Egito. A pessoa deve passar por ele porque a luz da misericórdia, a chamada qualidade de Hasadim, não vem de cima, mas se desenvolve a partir da própria pessoa. Mas a pessoa ainda é incapaz de desenvolver essa qualidade, portanto, apenas a luz de Hochma a afeta, o que causa seu nascimento. Na espiritualidade, isso é chamado de cruzar o Mar Final (Yam Suf). Essa passagem é muito dramática.

De KabTV, “O Poder do Livro do Zohar” # 19