“Como Você Define O Que É Bom E Mau?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Como Você Define Bom E Mau?

Bom é quando progredimos em uma direção que nos aproxima do equilíbrio com a natureza, e não em direções inventadas pela mente humana.

Quanto mais nos desenvolvemos, mais a natureza destrói as direções ideológicas feitas pelo homem para o mundo e nos pressiona a descobrir o equilíbrio consigo mesma.

“Bom”, portanto, torna-se nosso movimento voluntário para o equilíbrio que a natureza deseja que experimentemos.

Se, no entanto, nos movermos involuntariamente, nos sentiremos mal.

Nosso crescente desequilíbrio com a natureza dá origem a uma série de problemas e crises em todos os níveis da vida – pessoal, social, econômico e ecológico – a fim de nos pressionar a mudar nossa direção para uma direção correta.

Por outro lado, também podemos dizer que as pressões da natureza também são boas, porque quanto mais experimentamos fenômenos negativos em nossas vidas, mais eles nos estimulam a examinar a direção que nossas vidas estão tomando, e então tomar a decisão de mudar de direção mais cedo ou mais tarde.

O ponto é que não devemos nos sentir bem enquanto crescemos em nosso desequilíbrio com a natureza, e sim progredir em direção ao equilíbrio com a natureza, que é para onde a natureza nos empurra. Um mau sentimento em nossa abordagem egoísta da vida, onde existimos em oposição à natureza, é, portanto, bom, porque a partir da sensação negativa em nossas vidas egoístas, chegamos mais perto de encontrar uma solução em uma nova direção altruísta, equilibrada com a natureza.

Para prestar mais atenção ao que a natureza quer de nós, devemos considerar onde estamos e o que é a natureza que nos cerca?

A natureza é um sistema interconectado e interdependente. Tudo existe harmoniosamente na natureza e, portanto, se nos organizarmos com relações harmoniosas, poderemos realizar a harmonia existente na natureza em nossas próprias relações.

Devemos considerar que a natureza consiste em quatro níveis – inanimado, vegetativo, animal e humano – e nós, humanos, compreendemos seu nível mais alto, o centro da criação. O equilíbrio com a natureza se resume a nós, no nível humano, desenvolvendo conexões positivas uns com os outros. Devemos, portanto, ouvir a natureza, prestar atenção ao que ela quer que entendamos, confiar nela e seguir seu fluxo.

Tudo vai dar certo quando atingirmos o equilíbrio com a natureza. Mais importante ainda, devemos descobrir um novo mundo nas conexões positivas entre nós, visto que essas conexões são a chave para uma vida positiva para todos e para a natureza como um todo.

Baseado em Q&A com o Cabalista Dr. Michael Laitman e Semion Vinokur. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.