Tratamento Com O Sentido Da Vida

198Pergunta: A maioria das pessoas que procuram psicoterapeutas acredita que está perdendo o sentido da vida. Portanto, na psicoterapia existe todo um ramo de métodos em que todos os tipos de dogmas, teorias e percepções religiosas estão ativamente envolvidos.

O conhecido psicoterapeuta Viktor Frankl, um sobrevivente do Holocausto que foi preso em um campo de concentração, tratou muitas pessoas lá e deu-lhes a sensação de que a vida de todos tem um propósito. Ao redirecionar esse vetor na direção certa, uma pessoa repentinamente ganha vida, mesmo nas condições mais terríveis.

Qual a sua opinião sobre a terapia com o sentido da vida?

Resposta: Não sei que critérios você usa para convencer uma pessoa de que há sentido em sua vida.

A religião fala do sentido do sofrimento da seguinte maneira: “Aqui você vai sofrer, lá você receberá uma recompensa”.

E a Cabalá diz que uma pessoa deve subir a tal nível durante sua vida – e isso se aplica a todas as pessoas – a fim de sentir e compreender que todo sofrimento não é sofrimento de forma alguma, o que significa que os transformamos em prazeres. Naturalmente, isso depende do nosso ponto de vista. Entendemos que tudo isso é psicologia e nada mais.

A Cabalá não pertence a religiões. Não cita alguns poderes especiais superiores, mas verdadeiras forças da natureza. Ela nomeia as forças superiores da natureza como o Criador: o Criador da natureza, a coroa da natureza, etc., mas nada mais, sem atribuir quaisquer dogmas ou qualquer outra coisa. Ou seja, tudo está dentro de uma pessoa.

Essa atitude não depende de nenhuma confissão ou nacionalidade. Tudo o que é necessário é o desejo de uma pessoa e a influência da equipe certa sobre ela.

Primeiro, você precisa criar esse ambiente e, lentamente, usando-o como um laboratório, como uma bancada de testes, introduza as pessoas nele. E a equipe irá processá-los corretamente. É possível. Além disso, é uma técnica muito rápida e relativamente fácil.

Conhecemos a força da influência do ambiente sobre uma pessoa. Ela foi suficientemente estudada e todos a usam, desde os serviços secretos do governo a todos os outros, tanto na escola como em todo o lado.

De KabTV, “Cabalá e Psicologia”