“Resposta A Uma Pergunta Sobre Judeus E Árabes Em Israel” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “Resposta A Uma Pergunta Sobre Judeus E Árabes Em Israel

Um de meus alunos me disse que desde o início da Operação Guardião dos Muros (a mais recente campanha militar contra o Hamas em Gaza), dezenas de árabes israelenses deixaram mensagens positivas em minha página hebraica no Facebook. Eles não se relacionaram com o conflito, mas expressaram sua concordância com a mensagem de unidade que estou transmitindo lá. O aluno me perguntou se eu poderia explicar seu repentino interesse pelo conteúdo da minha página.

Acho que é mais fácil para os árabes israelenses acessarem meu conteúdo do que para árabes em outros países, pelo simples motivo de que árabes israelenses falam e leem hebraico. Pelo conteúdo de seus comentários, que também são escritos em hebraico, fica claro que eles concordam com a mensagem em minhas palavras, e esta, eu acho, deve ser a mensagem mais clara para os judeus sobre o que precisamos fazer se realmente quisermos Paz.

A mensagem, como sabemos, é simples: o mundo não tem respeito por nós porque não temos respeito pela conexão entre nós. Nossos sábios repetiram essa mensagem aos ouvidos de nossos ancestrais. Eles escreveram sobre isso profusamente, mas nós nos recusamos a ouvir. Os antissemitas também nos disseram de inúmeras maneiras que desprezavam nosso ódio uns pelos outros. A história tem mostrado repetidamente que os piores golpes que sofremos das nações vieram depois de períodos de intensas discórdias e lutas internas entre nós, e nossos tempos mais prósperos foram durante uma forte unidade interna.

Agora os árabes estão nos dizendo a mesma mensagem. Aos meus olhos, eles não são inimigos; são mensageiros que nos dizem que nos apreciarão quando apreciarmos a conexão entre nós. É a mesma mensagem que as nações do mundo têm nos contado desde o nosso início como nação, mas agora está sendo contada por nossos contemporâneos. Para mim, a resposta positiva de nossos vizinhos árabes à mensagem da unidade judaica é um testemunho da necessidade primordial de iniciar o processo de reconciliação com nossos vizinhos com reconciliação entre nós. Quanto mais cedo começarmos, melhor será para todos: para os judeus em Israel, para os árabes em Israel e para o resto do mundo. Assim que começarmos a nos unir, descobriremos que os árabes não são nossos inimigos, são nossos parceiros.