Quando O “Eu” É Substituído Por “Nós”

423.02Comentário: Os livros de Cabalá são escritos de maneira muito inteligente; muitas vezes eles usam o conceito “Eu e o Criador”.

Minha Resposta: O conceito “Eu e o Criador” se refere à influência que uma pessoa tem em sua conexão com outras pessoas e através delas com o Criador.

Este é um “eu” coletivo. Por natureza, a pessoa é um ser egoísta absoluto; “Egoísmo” é uma força absolutamente negativa. Se uma pessoa influencia o Criador individualmente, será apenas devido ao egoísmo.

Mas se uma pessoa começa a influenciar o Criador não a partir do “eu”, mas do “nós”, esta já é uma força positiva. Nesta situação, certamente obteremos características e ações positivas Dele.

Pergunta: Quem somos “nós” de acordo com a sabedoria da Cabalá, se o mundo inteiro e todas as pessoas são fragmentos dos sentimentos dentro do meu “eu”?

Resposta: Se uma pessoa unir todos esses fragmentos dentro de si, isso será “nós”.

Pergunta: No meu entendimento, quando o “eu” se volta ao Criador, este é o monólogo de um prisioneiro preso. Mas quando “nós” nos voltamos ao Criador, já é um diálogo da alma com o Criador. Em que condições o “eu” se torna “nós”?

Resposta: É com a condição de que você se anule diante dos outros.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 17/03/19