No Início Do Desenvolvimento Do Egoísmo

41.01Pergunta: A história de Abraão em Gênesis começa com o fato de que na antiga Babilônia as pessoas viviam como uma nação e falavam a mesma língua. Ninguém governava sobre os outros. Como isso pode ser? Afinal, antes disso, dezenas de milhares de tribos diferentes lutaram entre si.

Resposta: Houve um período na Mesopotâmia, entre o Tigre e o Eufrates, em que não havia contradições no lugar onde os babilônios viviam porque tudo era em abundância. Havia peixes nos rios, a terra fértil dava uma boa colheita e as pessoas não precisavam de nada. Elas nem mesmo invejavam umas às outras e não eram competitivas.

Era tudo muito bom. Ninguém governava os outros, todos eram iguais. As pessoas viviam calmas, como se estivessem preservadas. Isso indica um grau zero (raiz) de egoísmo. Naquela época, ele estava apenas começando a se desenvolver na humanidade.

Em princípio, estamos considerando a antiga Babilônia como o estado inicial da humanidade quando as pessoas ainda não sentiam egoísmo, ganância, inveja e assim por diante dentro de si mesmas.

O grau raiz é o egoísmo morto. Não precisa de mais do que tem. Representa o estado animalesco inicial da humanidade.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 11/06/21