Para Perceber O Mundo Como Ele É

214Pergunta: Podemos dizer que a consciência coletiva é um nível qualitativamente novo e a Cabalá está empenhada em ensinar as pessoas a alcançar um novo nível de percepção da realidade?

Resposta: Não, eu não diria isso, porque neste caso a consciência deveria ser completamente oposta à terrena.

Se todos nós recebemos tudo dentro de nós mesmos e em nossas propriedades naturais primordiais sentimos esse reflexo, como, por exemplo, em um filme fotográfico, então a percepção Cabalística é completamente diferente.

Ela permanece por si mesma, e a pessoa que anula seu egoísmo e pode entrar na percepção da realidade sem perturbá-la, sente-a como ela é. Isto é, não nas propriedades egoístas, mas precisamente no grau de semelhança de suas propriedades com todas as propriedades e ações possíveis que ocorrem fora dela.

A Cabalá compreende o mundo que não passa por nossos sentidos. Uma pessoa, desenvolvendo-se, faz esforços especiais em si mesma para começar a sentir o mundo Cabalístico, para ser capaz de entrar em um estado onde ela não é totalmente egoísta e percebe tudo não em si mesma, mas fora de si mesma. Na prática, ela está afastada de qualquer interação com o mundo exterior.

O mundo ao seu redor existe por si mesmo? Existe. Eu o percebo em mim mesmo, o que significa que o percebo de forma egoísta. Nós construímos nossas ciências com base no que percebemos, seja por nós mesmos ou com a ajuda de dispositivos que inventamos.

E a Cabalá diz: “Não, vamos perceber o mundo como ele é”. Em primeiro lugar, precisamos chegar a um estado em que, nos anulando, passemos a sentir como se não existíssemos e, consequentemente, passemos a sentir o mundo verdadeiro ao nosso redor. E à medida que nos anulamos passo a passo, começamos a sentir tudo o que acontece naquele mundo. Essa é toda a ciência da Cabalá.

De KabTV, “Encontros com a Cabalá”, 29/03/19