Amaleque Aponta O Caminho Para O Criador

547.02Amaleque é uma força que supostamente me afasta da espiritualidade, desde que eu realmente me esforce por isso. Ele me obriga a fortalecer minha aspiração e procurar uma maneira de me conectar com o Criador para que Ele me dê a boa força com a qual eu posso lutar contra Amaleque, vencê-lo e chegar ao Criador.

Amaleque é uma ajuda contra nós. Ele me ajuda a descobrir como alcançar o Criador ficando no meu caminho e me dizendo que não vai me deixar entrar no Criador. Se não fosse por Amaleque, eu nem saberia que esta estrada leva ao Criador e que é possível alcançá-Lo.

De repente Amaleque aparece e diz: “Não vou deixar você se aproximar do Criador!” Ou seja, ele me dá uma direção, revela que esse é o caminho a percorrer, mas ele simplesmente não me deixa seguir em frente. Amaleque me mostra que ainda não tenho força para avançar e que preciso ganhá-la para me voltar ao Criador e me fortalecer no grupo. Assim, reunirei minhas forças para avançar e lutar contra Amaleque.

O que Amaleque está fazendo? Ele me mostra o caminho para o Criador de forma inversa! Ele diz: “Este é o caminho, mas você não tem forças para percorrê-lo, você não consegue”.

Tente dar um passo em direção ao grupo, realmente se aproximar de seus amigos, e você verá que está diante de uma parede que não pode ser quebrada. Não há escolha a não ser se voltar ao Criador. Desta forma, Amaleque me aproxima do Criador, ele me mostra que não posso fazer isso sozinho.

Amaleque só aparece quando eu já estou fora do desejo de receber, fora do poder do Faraó, e quero ir ao Criador. Amaleque luta contra minha intenção em prol da doação. Essa é uma força muito importante sem a qual é impossível crescer na espiritualidade. Somente no final da correção, finalmente derrotamos Amaleque, corrigindo todas as nossas intenções em prol da doação.

E se as forças do mal desaparecessem antes desse tempo, eu não saberia para onde ir, assim como está acontecendo com toda a humanidade agora. Há muito mais a aprender com golpes como a pandemia do coronavírus, guerras e outros problemas para finalmente concordar que basta lutar uns com os outros, destruir todas as armas e começar a viver em paz.

Isso é muito difícil de fazer porque uma pessoa não tem nada além de desejos egoístas, pois é dito que o Criador criou a inclinação ao mal. E se eu quero sair do egoísmo, também preciso da Torá, a luz da correção.

Se eu me voltar ao Criador, recebo Dele a força para lutar contra Amaleque. É por isso que o Criador desperta Amaleque, ele me força a me voltar ao Criador em busca de ajuda. O Criador joga de ambos os lados.

Na medida em que uma pessoa se esforça para alcançar a doação, conexão e espiritualidade, ela descobre um obstáculo de acordo com seu nível. Amaleque são intenções egoístas. Essa não é apenas uma preferência pela realização material, mas uma força que se opõe ao poder de doação, o poder de conexão, a base interna de correção.

Amaleque é uma Klipa superior ao Faraó. O Faraó é o desejo geral de desfrutar e Amaleque se relaciona com o caminho individual. Quando o povo de Israel saiu do Egito e quis alcançar a terra de Israel através do deserto, Amaleque apareceu diante deles. Ou seja, já estando no caminho certo, na direção certa, com intenções certas, surge um obstáculo chamado Amaleque, que significa em prol da recepção egoísta (Al Menat Lekabel).

Quanto mais uma pessoa deseja estar na intenção de doar, mais a “ajuda contra ela”, a intenção egoísta, se manifesta. É uma Klipa que protege o Kli, o fruto espiritual, ajudando-o a atingir a santidade. Vemos que todos os frutos crescem dentro de uma casca, que os preserva durante o amadurecimento. Até que a fruta esteja madura, a casca a protege e evita que as pragas entrem. E quando a fruta amadurece, a necessidade da casca desaparece e ela se torna parte da própria fruta.

Amaleque aparece em todos os níveis de desenvolvimento do desejo de desfrutar e lhe dá a oportunidade de crescer adequadamente. À medida que avançarmos, veremos que o Criador nos guia constantemente e nos diz como trabalhar com os estados pelos quais passamos. Todos eles são dados a uma pessoa apenas para ajudá-la a atingir seu objetivo. Nada prejudicial foi criado no mundo. Não há nada de errado com uma pessoa, mas ela simplesmente não sabe como usar o que o Criador lhe deu.

Da Lição Diária de Cabala 18/04/21, “Amaleque”