A Cabalá É Uma Ciência Flexível

234Pergunta: Uma certa tradição de ensino se desenvolveu na Cabalá com base no fato de que há conteúdo, mas a forma, métodos e comentários sobre ela são determinados pelo próprio professor. Nesse caso, dependemos demais de sua personalidade.

E há outra abordagem quando as formas e métodos de trabalho são claramente prescritos e a tarefa do professor é não se desviar do que é oferecido a ele.

O que é correto: focar em fatores pessoais de uma pessoa ou na tecnologia aprovada?

Resposta: Eu não acho que você possa separar um do outro. Mas, uma vez que a Cabalá é uma ciência antiga que vem tomando forma há milhares de anos, é natural que nos apeguemos a essas grandes personalidades que estabeleceram essa estrutura.

A Cabalá desenvolveu várias tendências que se formaram nos últimos 500 anos na Europa Ocidental, nos Estados Bálticos e no Oriente Médio e Próximo. Cada uma dessas regiões inclui diferentes subáreas. Elas são descritas em fontes diferentes e há muito material sobre todas as direções de ramificação. Isso diz respeito às explicações das fontes aos consumidores.

E se a personalidade carismática do professor também se manifesta aqui, então é claro, ele pode mudar algo, comparar e aplicá-lo. Não acho que a ciência Cabalística seja uma ciência rígida que não pode ser mudada e de alguma forma adaptada ao público, ao professor, especialmente em nosso tempo. O principal é transmitir sua essência, ou seja, a revelação do Criador para cada pessoa em nosso mundo. Este é o objeto de seu estudo.

A metodologia Cabalística está mudando e continuará mudando, e devemos olhar para ela de forma muito pragmática e não cair na inércia.

De KabTV “Curso Integral”, 19/03/21