“Dançar É Uma Coisa Espiritual?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Dançar É Uma Coisa Espiritual?

Dançar é muito natural. É a linguagem do corpo. Onde não há palavras para nos expressarmos, dançamos.

Dançar e cantar resultam de nosso desejo de nos conectarmos com a força superior, com o nosso destino e com a esperança.

A forma individualizada de dançar que se desenvolveu ao longo das gerações é resultado de nosso desenvolvimento egoísta, onde quanto mais egoístas nos tornamos, mais nossas atividades humanas, incluindo a dança, se tornam individualizadas.

Dançar em grupos e em círculos nos dá uma sensação de conexão com os outros, onde dançando juntos nos tornamos mais fortes e nos abastecemos com mais intenção e desejo. Dançar juntos também nos dá muito mais força do que dançar como indivíduos, porque uma força espiritual habita em nossa união, o que nos ajuda a superar nossos egos. Assim, em tal configuração, as forças egoístas negativas tornam-se forças positivas que aumentam nossa conexão.

De acordo com a sabedoria da Cabalá, dançar é a expressão da conexão e do amor que deve cavalgar sobre a divisão e o ódio, como dois polos. É nosso trabalho conectar esses opostos, e a dança surge como um equilíbrio de movimentos opostos, como aproximar-se e recuar e saltar para cima e para baixo. Ela aponta para a nossa natureza como seres individuais e separados criados assim pela natureza, como superamos e nos elevamos acima desse estado, e nosso desejo de nos tornarmos um.

Dançar com Deus é chamado de “dança da noiva e do noivo”. Deus, ou a força superior, é o noivo e nós somos a noiva que nos coloca em conexão com Deus. Então, estamos dispostos a fazer tudo o que Deus quiser de nós, com devoção, e isso se torna a nossa dança.

Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.