“A Mensagem Nítida Dos Manifestantes Para Bezos” (Medium)

Medium publicou meu novo artigo: “A Mensagem Nítida Dos Manifestantes Para Bezos

Esta semana, os manifestantes construíram uma guilhotina fora da mansão de Jeff Bezos em Washington, DC, e exigiram um aumento. Na verdade, quando você tem um sistema econômico distorcido, há disparidades salariais distorcidas. Se as regras permitem e apoiam a criação de tais estruturas sociais injustas, não são as pessoas que as usam que você deve mudar; é o próprio sistema que precisa mudar.

Em vez de esperar que aconteça um colapso, devemos estabelecer uma linha de cursos que informem as pessoas sobre a situação em que estamos todos. As pessoas devem saber que destruir os ricos não ajudará ninguém, pois estamos em uma época em que todos são responsáveis por todos os outros.

Quando o sistema é construído para criar desigualdade, você não pode culpar aqueles que são inteligentes o suficiente para explorá-lo, já que cada um de nós, e cada um dos manifestantes, o exploraria com a mesma facilidade se tivéssemos a coragem, a desenvoltura e a inteligência de Bezos. No entanto, os super-ricos devem saber que, a menos que desenvolvam uma atitude pró-social, a multidão os alcançará independentemente das regras. Já vimos isso acontecer em outros lugares e pode facilmente acontecer na América.

É verdade que todo o sistema é fraudado, e o capitalismo de camaradagem é a base da política em todos os lugares, inclusive na América. Se for esse o caso, por que pessoas como Jeff Bezos não deveriam aproveitar sua influência para dobrar as regras a seu favor? Afinal, ele realmente construiu seu império com suas próprias mãos; ele é o epítome da realização do sonho americano, então por que ele não deveria apreciá-lo?

Embora isso seja verdade, as pessoas não podem mais aceitá-lo. Entramos em uma era em que a injustiça e a desigualdade são inaceitáveis, mesmo em um país que coloca o sucesso pessoal em um pedestal. Pessoas de ambos os lados do mapa político estão se tornando mais socialmente conscientes e exigem responsabilidade social de líderes e de indivíduos poderosos. As pessoas estão começando a sentir que são realmente um sistema, uma sociedade e, portanto, qualquer tipo de desigualdade é injusta, seja racial ou financeira. Sem um tratamento adequado para essa crescente intolerância, isso levará à violência e, finalmente, ao colapso social. Já podemos ver isso acontecendo em muitos lugares da América, mas ainda é reversível.

Em vez de esperar que aconteça um colapso, devemos estabelecer uma linha de cursos que informem as pessoas sobre a situação em que estamos todos. As pessoas devem saber que destruir os ricos não ajudará ninguém, pois estamos em uma época em que todos são responsáveis por todos os outros. Em tal época, deve haver apoio mútuo, e a destruição dos ricos sem a construção de um sistema justo e sustentável apenas agravará os problemas. Afinal, os ricos também são os provedores de empregos. É preciso haver justiça, mas também é preciso haver bom senso.

A atmosfera atual na maioria dos lugares da América é tóxica; as pessoas odeiam e suspeitam de qualquer pessoa que não esteja do seu “lado”. Essa é uma situação extremamente perigosa. As pessoas devem estar cientes de que destruir um lado só levará à sua própria destruição também, já que todos são mutuamente dependentes. Se as pessoas não estão cientes disso, procurarão destruir qualquer um com quem discordem, e o caminho para o caos será pavimentado e rápido.

A tarefa mais importante de hoje para os ricos é estabelecer a linha de cursos que ensina isso, já que essa é a única estrada para a América salvar a si mesma e a seus cidadãos do perigo, incluindo os ricos. O famoso dramaturgo Anton Chekhov escreveu que se uma arma aparecer no primeiro ato de uma peça, ela atirará no ato final. Estamos claramente no primeiro ato das manifestações, e já apareceu uma guilhotina. Acho que não é sensato ignorar a mensagem.