“Por Que Os Adolescentes Ficam Deprimidos Com Tanta Frequência?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Por Que Os Adolescentes Ficam Deprimidos Com Tanta Frequência?

Os adolescentes estão em uma idade em que começam a procurar sentido na vida. Eles sentem que estão começando suas vidas e consideram quais direções devem ser tomadas.

Nas condições atuais, essa linha de pensamento os leva a perceber que as orientações oferecidas são sem sentido e vazias.

Foto acima por Tammy Gann em Unsplash

Muitas profissões que a sociedade respeitava apenas algumas décadas atrás perderam o interesse público. O romantismo de ser cientista ou artista hoje tornou-se ofuscado por uma mentalidade de “ganhar dinheiro”. Quando ganhar dinheiro se torna mais importante do que as aspirações visionárias e corajosas de alcançar objetivos pelos quais vale a pena lutar, a vida perde seu sentido.

Os adolescentes de hoje não têm um valor ideal para lutar, ou seja, concordar em sofrer com todos os tipos de encargos, treinando e estudando para alcançar algo que eles e a sociedade consideram grande.

Os anos da adolescência são aqueles em que normalmente queremos aplicar esforços para alcançar objetivos dignos, e desenvolvemos nossa autoestima e orgulho, identificando-nos com uma direção na vida que apoia nossa direção.

Hoje, porém, os objetivos pelos quais buscávamos diminuíram de importância.

Quando eu era adolescente, eu tinha várias opções expostas diante de mim e estava dividido entre várias opções sobre o que me tornar.

Hoje, no entanto, os adolescentes ainda precisam desenvolver um objetivo grande e respeitável, mas ele se dissolve em uma atmosfera geral de desinteresse.

Por um lado, é um momento de grande pressão, com desejos desenfreados por dentro e, por outro lado, a adolescência se tornou uma época em que sentimentos de vazio e aversão no mundo se desenvolvem.

Os adolescentes se sentem perdidos quando nenhum sonho os inspira. A indiferença e o cinismo que surgem da crescente falta de sentido, do vazio e da depressão entre os adolescentes podem levar a tendências destrutivas. Isto é, eles sentem que desejam revidar o mundo e a sociedade que não lhes oferecem nada, mas que simplesmente os obriga a se arrastar.

Portanto, por um lado, testemunhamos crescentes fenômenos desastrosos, como tiroteios em massa e suicídios de jovens, e, por outro lado, mais e mais uso de drogas e imersão em videogames e mídias sociais como uma fuga.

A juventude de hoje é uma geração perdida. As gerações mais velhas não lhes oferecem nada e não têm nada a oferecer.

Por que surgiu uma situação tão monótona? Além disso, existe alguma luz no fim de um túnel tão escuro?

Essa situação surgiu porque a humanidade alcançou um novo estágio de evolução, no qual nossas buscas individualista-competitivas são reveladas como vazias, a fim de abrir uma nova dimensão da existência: aquela em que a ênfase muda para a conexão positiva entre a sociedade ou a unidade social.

Enquanto estamos em uma fase de transição, experimentamos a maior escuridão, semelhante à forma como as maiores dores do parto ocorrem logo antes do bebê sair da mãe.

No entanto, se mantivéssemos uma perspectiva mais ampla do desenvolvimento humano e de nosso período atual no ciclo, veríamos que estamos sendo pressionados a sofrer uma grande mudança de consciência: de um paradigma competitivo, individualista e egoísta para um em que teremos cada vez mais que aprender a viver e respirar juntos como uma única sociedade humana interdependente em todo o mundo.

Se percebermos o novo estado estreito de conexão para o qual estamos sendo direcionados e começarmos a adaptar a nós mesmos e a nossos objetivos a ele, tanto adolescentes como adultos, sentiremos todos os sentimentos motivacionais e inspiradores que uma vez reabrimos e num nível totalmente novo.

A crescente depressão entre os adolescentes é, de fato, um sinal da geração mais jovem se tornando mais pronta para sofrer a mudança fatídica de se conectar positivamente.

Portanto, hoje os adultos têm a responsabilidade de possibilitar o direcionamento para a conexão positiva na sociedade, de criar um ambiente social favorável ao qual as gerações mais jovens possam se encaixar.

Permitir uma conexão positiva significa mudar nossa atenção e apreciação para uma conexão positiva na sociedade. Isto é, respeitando os atos de doação e contribuição à sociedade, a consideração e o cuidado com os outros, acima do respeito de ganhar dinheiro e poder, criaremos uma atmosfera em que mais e mais pessoas, incluindo adolescentes, também desejarão contribuir positivamente para sociedade.

Os adolescentes terão, então, um novo combustível para buscar novas alturas de aventura.

Perceber a conexão positiva como um valor principal e depois comunicar, influenciar e educar a conexão positiva em toda a sociedade é realmente uma luta, mas vale a pena o esforço.

Por quê?

Porque, ao nos conectarmos positivamente, entramos em equilíbrio com nosso próximo estágio de evolução, e esse equilíbrio nos preenche de novas sensações de felicidade, motivação, encorajamento, apoio e cuidado, preenchendo os buracos que nosso paradigma atual enfrenta.