Duas Forças Surgindo De Uma

laitman_562.02Pergunta: Existem duas forças na natureza. Uma delas é a força de doação, que nos desenvolve e constrói sistemas integrados. A outra é a força de rejeição, que diferencia tudo e, graças a ela, há diversidade na natureza. Essa é a força de receber, absorver a si mesmo.

Mas a Cabalá diz que há apenas uma força: “Não há outro além Dele”. Como essas duas forças se combinam com ela?

Resposta: No universo, existe uma única força que direciona toda a natureza para a unidade, que é o objetivo de seu desenvolvimento. Mas chegar a essa unidade consiste em vários movimentos, às vezes opostos um ao outro, quando nos parece que todos são direcionados não à unidade e à complementação, mas em direções completamente opostas. Isso ocorre porque não vemos a imagem geral da natureza.

Observação: No entanto, essas duas forças se manifestam em nosso mundo. Por exemplo, na filosofia chinesa, é yin e yang. Nas religiões abraâmicas, essas são as forças do bem e do mal, que já se manifestam no nível da sociedade. E na coevolução, isso é a seleção natural. Isso é, elas estão presentes em todos os lugares.

Meu Comentário: Sim. Mas, complementando-se, elas ainda levam tudo a um único sistema integrado.

A natureza está constantemente buscando um equilíbrio dessas forças. Mas o fato é que ambas as forças se manifestam na pessoa como propriedade de doação e propriedade de recepção e são totalmente desiguais. A propriedade de recepção é próxima de nós, familiar e desejável, mas somos completamente insensíveis à propriedade de doação. De fato, para dar, todos devem sentir o próximo, mas nós não sentimos o outro.

Portanto, a natureza criou um sentimento apenas de nós mesmos em nós, do nosso “eu”, e parece ter arrancado a outra metade de nós, uma preocupação com o que está fora de mim. Portanto, não consigo equilibrar usando minhas qualidades naturais. Pelo contrário, quanto mais me desenvolvo egoisticamente com apenas a força de receber, adquirir e aproveitar, mais minha participação na natureza é defeituosa.

Pergunta: A unidade da natureza está na unidade dos opostos?

Resposta: Sim. Teremos que chegar a um estado em que percebemos claramente que somos compostos de duas propriedades opostas e que elas devem ser equilibradas na chamada linha do meio do nosso comportamento.

De KabTV, “Era Pós-Coronavírus”, 16/04/20