Do Estado Inicial Até A Totalidade Completa

742.03Pergunta: O Criador nos criou como existência a partir da ausência e nós estávamos em um estado perfeito. Agora, para senti-Lo novamente, temos que voltar a sentir que não sou nada e ninguém, isso é verdade?

Resposta: Não, não é nada disso!

Fomos criados pelo Criador em um estado perfeito e depois fomos rebaixados desse estado para baixo. Perdemos essa totalidade para que possamos alcançá-la de forma independente agora, para que seja sentida em nós 613 vezes mais forte do que a totalidade em que estávamos inicialmente quando foi criada artificialmente em nós pelo Criador.

Se alcançarmos este estado agora como resultado de nossos esforços, o perceberemos de uma maneira totalmente diferente em nossos sentimentos, entendimento e pensamentos. Portanto, a diferença entre o que era e o que será é enorme.

Um embrião no ventre de sua mãe, por exemplo, está em um estado de prazer absoluto. Nada o pressiona, ele se sente bem e confortável, não pensa em nada, e tudo é feito para ele pelo corpo de sua mãe, mas esse não é um estado completo.

Então, quando uma pessoa nasce, ela começa a se desenvolver sozinha. Nós somos iguais. Uma vez estávamos no estado de Adam, no estado primário inicial da alma. Mas parecia uma luz muito pequena, a luz de Nefesh, enquanto que agora temos que atingir o estado sozinhos. Então o sentiremos como a conexão mais alta e mais sublime com o Criador na forma das cinco luzes, NaRaNHY (Nefesh, Ruach, Neshama, Chaya, Yechida), o que significa no nível do Criador e não no nível de um pequeno Ubar (embrião).

Essa é toda a diferença entre o nosso sentimento inicial, que era parte de nós de acordo com o pensamento da criação quando éramos um Ubar e o que temos que alcançar sozinhos, porque esse será o estado total e completo.

Nós subimos do nível de um pequeno Ubar que não sente nada sozinho, porque não tem nada e não sabe nada, até o nível do Criador, e então veremos, entenderemos e sentiremos toda a criação.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 08/01/20