“O Que A Humanidade Pode Aprender Com O Coronavírus (COVID-19)? ”(Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: O Que A Humanidade Pode Aprender Com O Coronavírus (COVID-19)?

O coronavírus revelou a interconectividade e a interdependência da humanidade. Consequentemente, seria sensato nos ajustar a essa revelação da nossa conexão.

À medida que os especialistas nos alertam para futuras pandemias e problemas em escala global, devemos ouvir essa mensagem de nossa conexão global que a natureza nos comunica e, da mesma forma, preparar uma nova base global para lidar com todos esses problemas.

Foto acima da Agência de Fotografia de Macau no Unsplash

Assim, a humanidade pode aprender com o coronavírus que lidar com problemas em escala global com respostas locais é como aplicar curativos na pele quando há uma doença que afeta todo o corpo.

Em outras palavras, é insuficiente.

Ao entrarmos no modo de recuperação da pandemia, seria sensato revisar os principais valores da sociedade para tornar a recuperação verdadeiramente possível e sustentável.

Que valores são ótimos para o estado atual da humanidade? Eles não são outro senão a necessidade de mais responsabilidade e consideração mútuas fluírem entre todas as pessoas, sociedades e nações.

Somos um sistema interconectado e interdependente, e como o coronavírus não distinguiu entre o status socioeconômico de quem infectou ou se infectou alguém que era bom ou ruim para a ecologia, mas tratou todas as pessoas como iguais, nós também seríamos sábios aprendendo essa lição sobre nossa igualdade com o coronavírus.

Ao aprender esta lição com o coronavírus, podemos nos ver como crianças pequenas brigando e discutindo entre si, e então nossa mãe rigorosa nos pegou. Não importa o quanto tentemos salientar que as outras crianças começaram e são as culpadas, nossa mãe não se importa com todos os nossos dedos apontando, e simplesmente nos pune igualmente, forçando-nos a parar de brincar, e a pensar sobre o que estávamos fazendo e como melhorar nosso comportamento.

Portanto, a principal solução dessa pandemia é que devemos nos relacionar igualmente, que todas as pessoas, sociedades e nações compartilhem um papel comum em um mundo globalmente interdependente e que, nessa situação, dependemos de todos assumirem responsabilidades, pensando e agindo consideravelmente entre si.

Se não conseguirmos atualizar nossos relacionamentos para nos tornarmos mais responsáveis ​​e atenciosos um com o outro, podemos esperar que mais e mais golpes da natureza venham, nos alertando sobre nossa interdependência e nossa necessidade de atualizar nossas relações de acordo.

Para passar por uma atualização em nossas relações, precisamos de um sistema educacional revisado, que use todos os meios de comunicação possíveis para criar uma nova sociedade global de indivíduos, sociedades e nações positivamente conectados.

Quanto mais somos influenciados e lembrados sobre a ideia de que a humanidade é uma família única, e como ela trabalha em uma família, cada membro deve cuidar, apoiar e incentivar os outros membros igualmente, de acordo com o lugar único de cada um na família; experimentaremos uma qualidade de vida muito mais alta, mais felicidade, confiança e prosperidade em toda a sociedade.

A natureza tem seus próprios meios para nos levar a essa conclusão – o coronavírus é um deles -, mas quanto mais cedo conscientizarmos nossa interdependência global e melhorarmos nossos relacionamentos, menos fenômenos negativos sofreremos com a natureza e mais nos sentiremos em paz e em equilíbrio entre nós e a natureza.