Tudo Está Em Suas Mãos

laitman_423_02Torá, Deuteronômio, 15:09 – 15:10: Guarda-te, que não haja palavra perversa no teu coração, dizendo: “Vai-se aproximando o sétimo ano, o ano da remissão”, e que o teu olho seja maligno para com teu irmão pobre, e não lhe dês nada, e que ele clame contra ti ao Senhor, e que haja em ti pecado. Livremente lhe darás, e que o teu coração não seja maligno, quando lhe deres, pois por esta causa te abençoará o Senhor teu Deus em toda a tua obra, e em tudo o que puseres a tua mão.

Não estar disposto a dar a um irmão pobre é a nossa psicologia materialista. O Criador nos encoraja a fazer o contrário. No entanto, uma pessoa não será capaz de dar mesmo se quiser. Além disso, ela tem que passar por tais estados quando sente que esse é seu irmão, o mais próximo e querido, mas não pode dar-lhe.

A história conhece vilões que podiam deixar seus filhos morrerem de fome. Eles até contribuíram para isso. No entanto, isso não vem da psicologia danificada, mas do mal.

Está escrito: “E que ele clame contra ti ao Senhor, e que haja em ti pecado. Livremente lhe darás, e que o teu coração não seja maligno, quando lhe deres, pois por esta causa te abençoará o Senhor teu Deus”. Isso significa que você deve dar-lhe não só porque seria um pecado para você, mas de coração, com devoção, abnegadamente, e sem qualquer lucro para você. No trabalho interno de uma pessoa, o “irmão pobre” é qualquer ação de doação, dirigida quer à sociedade ou ao Criador.

Visto que a realização da Luz Superior pode vir a todos apenas através de mim, as pessoas e até mesmo o Criador estão sempre necessitadas de mim. Sua satisfação está em minhas mãos. Isso significa que a qualidade da doação é sempre carente.

Hoje, será que eu penso em como dar aos outros? Eu não estou totalmente interessado que alguém esteja em um estado desconfortável. E mesmo se eu enfrentar essa situação, vou passar por perto sem perceber nada. Mesmo que eu note, de alguma forma me justificarei a não me envolver nisso, e se me envolver, será apenas para ter algum benefício, ou para que no futuro o mundo diga sobre mim, “Ele é tão misericordioso”.

Mas se não há um benefício nem neste mundo nem no mundo futuro, então não vejo nada, porque eu olho para tudo com a minha visão egoísta. Isso é um problema.

Pergunta: É por isso que há uma diferença tão grande hoje entre ricos os pobres?

Resposta: Hoje nós estamos em um estado tal que uma pessoa não pode desistir de nada que seja seu. No momento em que outro zero é adicionado à sua conta bancária, ela sente prazer, mas no momento seguinte esse sentimento desaparece e ele corra atrás do próximo zero. Ela não sente o fato de que as pessoas morrem por causa desse zero.

Comentário: Mas você nunca culpa ninguém.

Resposta: Não. Nós precisamos culpar o Criador. Ele disse: “Eu criei a inclinação ao mal”, mas Ele também acrescentou imediatamente: “Eu criei a Torá para a sua correção, ou seja, a Luz, porque sua Luz devolve a pessoa à Fonte, a Mim. Use-a e você transformará todo o mal em bem e se tornará semelhante a Mim, eterno e perfeito. Tudo será revelado a você, você sairá das limitações desse mundo pequeno e existirá em uma dimensão completamente diferente”.

Comentário: Isso significa que eu sou rico, tudo está em minhas mãos.

Resposta: A riqueza de todos os outros, depende de cada pessoa, porque através de cada um de nós, como através de um tubo, a Luz passa a todos os outros, e ninguém pode substituir o outro.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 10/08/16