Egoísmo A Serviço Do Mundo

laitman_939_01Baal HaSulam, “Paz No Mundo”: E é natural que cada indivíduo se sinta no mundo do Criador, como único governante, e que cada um criado ao seu lado, não foi criado senão para facilitar e melhorar sua vida de tal maneira que não sente nenhuma obrigação em dar algo em troca.

E para simplificar diremos que a natureza de cada indivíduo é de explorar as vidas de todas as outras pessoas no mundo para seu próprio benefício, e tudo o que dá ao outro, é sempre por necessidade. Até nisso há exploração, mas é feita com astúcia para que seu amigo não sinta isso.

É possível que uma pessoa nem sinta que usa o outro quando dá, mas não pode ser que damos algo desinteressadamente. De qualquer forma, será com a intenção de receber.

E a razão para isso é que a natureza de cada ramo está perto da raiz. E como a alma do homem se estende do Criador, que é Um e Único, e como tudo é Dele, portanto, também o homem, que se estende Dele, sente que todas as pessoas no mundo devem estar sob seu próprio governo e para o seu uso particular. E essa é uma lei que não pode ser violada…

Essa lei pode ser chamada de “lei da singularidade no coração do homem”. Ninguém escapa dela, mas cada um toma sua parte nessa lei: o grande de acordo com seu tamanho e o pequeno de acordo com o seu tamanho.

Assim, a lei citada acima da singularidade na natureza de cada pessoa não pode ser condenada nem elogiada, pois é uma realidade natural, e tem direito de existir como qualquer outro detalhe da realidade. E não há esperança de erradicá-la do mundo ou até mesmo borrar um pouco a sua forma. Assim como não há como erradicar a espécie humana inteira da face da terra. Portanto, não estaríamos de forma alguma mentindo se disséssemos que essa lei é uma verdade absoluta.

É claro que essa é a nossa natureza. O importante é não esconder essa lei – essa “verdade absoluta” de que só o nosso egoísmo opera em toda a realidade – mas usá-la corretamente. Afinal, o egoísmo é a única matéria da criação, e se não aprendermos a usá-lo corretamente, sofreremos todas as nossas vidas.

Toda a vida de uma pessoa, desde o nascimento até a morte, é uma luta. Como é possível desfrutá-la e alcançar uma vida eterna e perfeita? Para isso, não precisamos destruir nosso egoísmo, mas usá-lo adequadamente.

Não há nenhuma força no mundo que possa corrigir o nosso egoísmo. Portanto, as pessoas pensam que não há solução. Todos os governos, filosofias, nações do mundo e os mais sábios conselheiros presidenciais não podem recomendar nenhum método para corrigir o egoísmo humano. A competição e o uso dos outros permanecem.

Apenas a sabedoria da Cabalá ao atrair a força superior que não é inerente ao nosso nível, à nossa vida nesse mundo, nos ajuda a atrair a força do amor e pode nos mostrar como trabalhar corretamente com o nosso egoísmo. Acontece que o egoísmo é muito útil porque nós construímos o sistema de conexões acima dele. Elevando-se acima do nosso egoísmo na forma oposta a ele, descobrimos a força superior da natureza.

O egoísmo tem um número infinito de formas de conexões egoístas entre nós, e todas elas são formas da força superior de amor e doação, mas opostas, como um selo e sua marca. Se não fosse pelo egoísmo em suas várias formas, não teríamos possibilidade de revelar a forma da força superior e alcançá-la. Teria sido ilusório.

Mas como nós transformamos o ódio em amor, assim revelamos sua forma. Nós podemos experimentar tudo isso de forma prática se nos sentarmos em um círculo e em meia hora, por meio de uma simples conversa de acordo com a metodologia integral, começamos a descobrir os belos resultados de nossa conexão.

Isso ocorre apesar do fato de que pessoas com visões opostas, estranhas entre si, estão reunidas no círculo. Isso demonstra que, na realidade, há uma força positiva escondida dentro da conexão e existe entre estranhos. Se eles se sentam juntos no círculo e têm uma conversa de acordo com o método integral, começam a descobrir calor, unidade, proximidade, compreensão mútua e uma vontade de doar um ao outro.

Eles veem de que forma é possível se conectar e se preencher, e como ajudar uns aos outros no círculo. Desde a primeira tentativa, eles descobrem muitas leis de conexão.

Nosso egoísmo é um fato incontestável, e todo mundo pensa somente de forma egoísta. Também é verdade que não há outra força em nosso mundo além dele. Toda a singularidade da sabedoria da Cabalá está no fato de que ela sabe como extrair da natureza a segunda força que é positiva e compensa a força egoísta negativa para adicionar o positivo no negativo, que é a força da conexão.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 03/01/17, Lição sobre o Tema: “Educação para a Concessão”